Domingo, 19 de novembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1484
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Três de Maio corre o risco de perder agência da FGTAS/Sine

06/05/2016 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Atendendo a sete municípios, agência do FGTAS/Sine enfrenta desafios para intermediação de vagas

Para permanecer em atividade, unidade local deve cumprir meta de inserir mais trabalhadores no mercado

Com mais de 30 anos de funcionamento e atendimento a sete municípios da microrregião, a agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Três de Maio desempenha um papel social para os trabalhadores e é aliada das empresas que buscam preencher vagas.
Atualmente sob a coordenação de Vera Naressi e suporte dos colaboradores Riel Noschang e Otávio Luís Golimbievski, a agência presta serviços de captação de vagas, intermediação de mão de obra, encaminhamento do seguro-desemprego e confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros.
Num universo de mais de 140 agências do FGTAS/Sine instaladas em diversos municípios do Estado, a unidade local necessita de melhorias na infraestrutura, visibilidade e acessibilidade. Mas estas não são as únicas demandas. No momento, a maior delas é continuar de portas abertas, prestando um serviço essencial, e gratuito, à população.
Segundo Vera, manter a agência em funcionamento é uma prioridade. Mas, para isso, é preciso alcançar metas, impostas pela FGTAS/Sine e pelo Ministério do Trabalho. "Temos que cumprir a meta de colocar mais trabalhadores no mercado de trabalho. Em média, por dia, temos de cinco a sete encaminhamentos do seguro-desemprego e às vezes não conseguimos colocar este número de trabalhadores efetivados nas empresas", compara.
Na microrregião, a unidade de Três de Maio atende os trabalhadores e empresários locais e, também, de Alegria, Independência, São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária e São Martinho. Se a agência local fechar, o atendimento mais próximo será em Santa Rosa.

Vera Naressi, coordenadora da agência do FGTAS/Sine - Três de Maio

Vasto banco de dados
Diante do quadro atual, a coordenadora busca parcerias de empresários e empreendedores locais para que ofereçam suas vagas por intermédio do Sine. "Colocamos nossos serviços de intermediação de mão de obra à disposição das empresas, gratuitamente, sem cobrança de taxas, nem para o empregador, nem para o trabalhador. O sistema utilizado na rede de atendimento do Sine é de uso nacional e conta com o maior banco de dados de trabalhadores do País", informa.
Vera analisa que por meio desta parceria as empresas só têm a ganhar. "O Sine realiza avaliações sobre o mercado de trabalho e busca com os empregadores delinear o perfil do profissional desejado", diz.
Conforme a coordenadora, muitas empresas do município já foram visitadas e aderiram a esta forma para preencher vagas. "Convidamos a empresa a preencher um cadastro. Neste cadastro, os empregadores informam as vagas de emprego disponíveis e os trabalhadores inscritos no Sine têm a oportunidade de buscar esta vaga e, posteriormente, serem contratados."
Ela reafirma o papel social da FGTAS/Sine: "Estamos à disposição para auxiliar o mercado de trabalho local e microrregional, oferecendo serviço público de qualidade e promovendo a empregabilidade na nossa cidade e microrregião".
Por outro lado, sobre as melhorias na infraestrutura da unidade, a coordenadora ressalta que várias audiências já foram realizadas com o prefeito Olívio José Casali e com o presidente da FGTAS/Sine RS, Juarez Santinon. "O objetivo é melhorar a parte interna, visando oferecer um ambiente acolhedor e agradável aos usuários do serviço. Além disso, aprimorar a acessibilidade e visibilidade, para que mais pessoas tenham acesso e saibam onde a agência do Sine está localizada", finaliza.
Outras informações e esclarecimentos com a coordenadora Vera Naressi, pelo fone (55) 3535-1841 ou pelo e-mail tresdemaio@fgtas.rs.gov.br.

FOTOS: MURIAN CESCA

Confira a matéria completa no jornal impresso




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

20/10/2017   |
20/10/2017   |
13/10/2017   |
13/10/2017   |
13/10/2017   |
15/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS