Domingo, 19 de novembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1484
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

HSVP realiza campanha de prevenção ao câncer de boca

19/10/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
O Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio realizou nesta semana, a 3ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. 
Para tanto, foi realizada no dia 15, importante palestra com o odontólogo Moacir Portolan, mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
O serviço bucomaxilofacial oferecido pelo HSVP é referência macrorregional nesta especialidade e atende a 22 municípios pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De fevereiro deste ano, quando teve seu plano operativo para esta especialidade aprovado pelo Governo do Estado para consultas e procedimentos operatórios de média complexidade-, até setembro de 2012, já foram realizadas 188 consultas, 53 procedimentos ambulatoriais e 19 procedimentos cirúrgicos com internação. 

Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
O odontólogo Moacir Portolan ressaltou a importância de que ações como a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca ocorram com mais frequência, a fim de prevenir esta doença em que a mortalidade é alta, muitas vezes em função do diagnóstico tardio. "Atualmente, em Três de Maio, temos registrado em média de dois a quatro casos por mês", informou.
Segundo Portolan, há um aumento na procura pelo atendimento especializado, o que permite a cura, na maioria dos casos, com uma simples biópsia. Para ele, a falta de conhecimento quanto ao trabalho é a maior dificuldade, pois a maioria das pessoas não sabe que o profissional com especialização em bucomaxilofacial está capacitado para realizar diversos procedimentos. 
A especialidade trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, lábio leporino e fenda palatina, paralisia facial, câncer de boca, entre diversos outros atendimentos. 
Conforme o especialista, na última campanha de prevenção realizada em Três de Maio foram realizadas mais de 500 consultas, 50 biópsias de boca, 70 biópsias de face, 53 diagnósticos de câncer de pele e 29 diagnósticos de câncer de boca. "Não houve nenhum óbito de pacientes diagnosticados com a doença nos últimos quatro anos". 

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DO CÂNCER DE BOCA:
- Câncer de Boca: é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). 
- Fatores de Risco: idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas.
- Sintomas: Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar; um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua; perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca; manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca; dificuldade para mastigar ou para engolir; dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta; inchaço que impede a adaptação correta da dentadura; mudança na voz.
- Prevenção: Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas. Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.
- Exame Clínico da Boca: O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por dentista ou médico pelo menos uma vez ao ano.


Foto: Divulgação HSVP



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

04/08/2017   |
02/06/2017   |
19/05/2017   |
13/04/2017   |
10/04/2017   |
24/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS