Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1487
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Para ficar no campo, jovem precisa ser valorizado

03/06/2016 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Na dificuldade de se lutar contra a migração, jovem que quer ficar 
precisa ser valorizado, diz palestrante

Exposição de Milton Luiz Silvestro abriu o 7º Seminário de Agronomia da Setrem

O engenheiro agrônomo e mestre Milton Luiz Silvestro, também pesquisador aposentado, reconhece as dificuldades de lutar para que um número maior de jovens permaneça no meio rural e não migre para as cidades.
Ele também ressalta que não há um segredo ou fórmula ideal para incentivar os jovens a ficarem nas propriedades do interior - apenas ideias propositivas, que, apresentadas, podem vir a ser seguidas ou não por eles.
Com isso, para Milton, o caminho não passa por tentar evitar a qualquer custo a migração deles para a cidade - e, sim, passa por valorizar ao máximo aqueles jovens que demonstram interesse em dar continuidade à atuação de suas famílias no meio rural.
"Precisamos trabalhar sob a lógica de que a permanência no campo é uma expressão do jovem, da vontade dele. Tem de ser sua escolha, sua livre iniciativa. O que cabe para nós é, a partir dessa escolha, procurar fazer com que aqueles que ainda querem permanecer na agricultura sejam apoiados, tanto no âmbito familiar quanto em relação a políticas públicas e à atuação de entidades ligadas ao meio rural", disse.
"Nós não vamos conseguir eliminar a migração de jovens para a cidade, então, temos esse desafio de preparar e valorizar o jovem que escolheu ser agricultor. Podemos vir a perder talentos e valores importantes dos muitos que vão migrar, mas não podemos perder talentos e jovens que têm o desejo de permanecer na agricultura e que, por falta de apoio de qualquer natureza, não vão poder ficar. Esse desafio está colocado para nós todos", enfatizou.

FOTO: MURIAN CESCA

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

24/11/2017   |
10/11/2017   |
29/09/2017   |
29/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS