Sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1484
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Dois partidos da região definem pré-candidatos a prefeito

10/06/2016 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Mario Machado é pré-candidato pelo PMDB de Três de Maio e Diolar Barcelos pelo PDT de Alegria

Mario Machado é pré-candidato pelo PMDB de Três de Maio 
e Diolar Barcelos pelo PDT de Alegria

O PMDB de Três de Maio e o PDT de Alegria definiram pré-candidatos a concorrer à Prefeitura nas eleições de outubro. As convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer, conforme o calendário eleitoral, de 20 de julho a 5 de agosto.
Reunido para pré-convenção no último sábado, 4, na residência do vereador Flávio Pagel, o PMDB local escolheu o empresário Mario Pires Machado, diretor-geral do CFC Mario Machado, como pré-candidato a prefeito. Ele, que disputava a indicação com o também empresário Roberto Marchewicz, obteve a maioria dos votos dos 27 integrantes da legenda.
Agora, o PMDB vai se reunir com outros partidos da coalizão que ele integra. Nessa reunião, os outros partidos também poderão apresentar seus nomes e desse encontro poderá sair a formação de uma eventual chapa. Mario já foi candidato a prefeito e na gestão 1993/1996 integrou o Executivo, como vice da chapa vencedora, que tinha à frente Pedro Paulo Fischer (PDT).
O secretário do PMDB, Jorge da Luz, diz que "as negociações com os partidos da base do governo municipal continuam" e que, entre as legendas da aliança, estão PDT, PP, PSDB e PTB. "O encontro do grupo político para apresentação dos pré-candidatos dos partidos está previsto para a próxima semana", expõe o secretário.

PDT de Alegria
O técnico agrícola e agricultor Diolar Barcelos, que preside o PDT de Alegria, aceitou, na segunda, 6, ser um eventual candidato do partido à Prefeitura. O coordenador regional do partido, Gelson Filipin, do mesmo município, diz que, quanto a uma possível aliança, a legenda já tem tratativas com o PMDB e o PSB, e que acredita que poderá haver também com o PT.
"O PDT já tem um nome, o de Diolar, e, se precisar, o nome está aí, à disposição de uma eventual aliança. Seja para o cargo de prefeito ou vice, o PDT se coloca à disposição", reitera Gelson, frisando que, caso a legenda não venha a se coligar com outros partidos, ele seria o candidato a vice na chapa que teria Diolar à frente.
Nas eleições de 2012, o PDT integrou, ao lado do DEM, a coligação vencedora da corrida à Prefeitura, a "Muda, Alegria" - tanto o prefeito Renato Teixeira quanto o vice Elias Cavalini são do Democratas. "Não descartamos uma composição com o atual prefeito, mas, para isso, gostaríamos que a atual chapa fosse aberta, para colocarmos um vice do PDT ou de outro partido. Se isso não ocorrer, vamos ter de marchar num outro rumo", explica ele.

PP, PPS, PDT, PTB e PSD  anunciam aliança para as eleições em Horizontina
Na última terça-feira, lideranças de cinco partidos políticos de Horizontina estiveram reunidas e confirmaram a primeira aliança com vistas às eleições de outubro no município. PDT, PP, PPS, PTB e PSD, por meio de suas executivas, pré-candidatos e candidatas às chapas proporcional e majoritária, querem apresentar um projeto para os próximos anos e que visa ao desenvolvimento e ao crescimento de Horizontina.
Sem nomes definidos para a chapa majoritária, porém, quatro dos cinco partidos oficializaram pré-candidaturas. Eduardo Horst (Nico) e Zuleica Wehner pelo PTB, Averi Luiz Padoin pelo PP, Antônio Otacílio Lajús e Valmor Dreher pelo PPS, e Henrique da Silva (Gringo) e Adalberto Sartor pelo PDT.
Conforme Averi Padoin, os cinco partidos não fecham as portas para outras adesões partidárias, desde que se comprometam com o projeto em elaboração. "Entre os critérios para a escolha dos candidatos, em última análise, poderá ocorrer uma pesquisa especializada de opinião", declara Padoin.

FOTO: PMDB/DIVULGAÇÃO




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

30/09/2016   |
16/09/2016   |
12/08/2016   |
05/08/2016   |
13/05/2016   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS