Quarta-feira, 18 de julho de 2018
Ano XXX - Edição 1516
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

A Coluna do J

24/06/2016 - Por J Moraes
Tweet Compartilhar
PROFESSORES decidem nesta sexta-feira se continuam em greve ou retomam às aulas. Nas últimas semanas, o movimento vem perdendo força. Essas mobilizações devem ser impactantes no início, porque depois, a cada dia, vão perdendo o apoio da parte população que os apoiava. Essa mobilização já mostrou a força da categoria,  agora o bom senso recomenda a volta às aulas.
AS NEGOCIAÇÕES devem continuar mesmo com o término da greve. Aliás, deveria ser assim, negociar e reivindicar sempre,  sem interromper as aulas.  Um canal permanente de negociação entre Cpers e governo seria o ideal. Para isso acontecer, basta  boa vontade e bom senso entre as partes.
O TEMPO vai passando e os partidos políticos começam  mostrar com que cartas vão para o jogo. Em Independência, o atual prefeito Gilberto Marasca (PMDB), e o ex-prefeito João Edécio (PTB) devem ir para a disputa. Ainda surgem como alternativa Marilene Cornélius (PSB) e o radialistas Fabrício Dockhorn (PDT).  As negociações estão abertas entre todos os partidos do município. Mas o ex e o atual prefeito devem polarizar a disputa. Continuam a buscar por um vice.
NO MUNICÍPIO de Alegria: os ex-prefeitos Álvaro Jost  e Idalcir Santi do PP formam a força de oposição ao atual prefeito Renato Teixeira do Democratas, que vai buscar a reeleição e poderá ter o apoio  do PMDB e do PDT . O PDT  apresenta Diolar Barcelos e Gelson Filipim e o PMDB a médica Teresinha Zawaski. Mas a disputa deve ser mesmo entre PP, que também busca outros parceiros, e DEM.
EM HORIZONTINA a oposição está em busca de um candidato de consenso. Para isso realiza uma pesquisa. Antônio Lajús, Chico Padoim, Nico Horst, Zuleika Fenner, Valmor Dreher, Buda, Gringo, entre outros nomes, estão sendo sugeridos. A pesquisa deve apurar a aceitação e a rejeição entre os nomes sugeridos. Já a situação, pelo andar da carruagem, deve repetir Nildo e Bianchi, ou PMDB se credencia a bancar o vice. 
EM TRÊS DE MAIO nada de novo no front. Mário Machado e Altair Copatti devem ir para a disputa. Como sempre, em todas as eleições, e em todos os municípios, a dificuldade é a definição do vice, que funciona como uma moeda de troca e pode definir uma eleição. 100% de certeza, até o momento, ninguém tem. Cesar Fontoura, Eliane Fischer, Nego Cereser, Alexandre Classmann, a menos que surja uma surpresa, são os que estão na disputa.
CADÊ O DINHEIRO? Mesmo com uma grande safra de soja e o preço nas alturas, os comerciantes dizem que o reflexo nas vendas foi mínimo. Muitos comerciantes de insumos e de peças para máquinas e equipamentos dizem que ainda estão à espera do pagamento de peças e serviços. O que está acontecendo? Será que o exemplo que vem de Brasília está sendo seguido à risca? 
MENOS MAL para os lojistas que estão fazendo a festa graças ao frio. Para alguns, as vendas nesse início de inverno aumentaram entre 30% e 40% em relação ao ano passado. E a expectativa é das melhores, uma vez que o inverno recém começou. Mas também eles dizem que o reflexo da safra de soja foi pequeno.
CALIBRANDO - UMA VERDADE inquestionável, a maioria das eleições se ganha no "atar".  Problemas com dinheiro é a principal causa de brigas entre os casais brasileiros. ESTUPIDEZ: Mesmo com protestos, maior festival de carne de cachorro do mundo sacrificou esta semana 4 mil cães na China. O VEREADOR  campeão de votos na eleição passada em Três de Maio, Lilico Mella (PPS),  não vai buscar a reeleição. OUTRO que está fora da disputa é o vereador e ex-prefeito Luís José Lena. BRIZOLISTAS relembram essa semana os 12 anos da morte do grande líder. ESTADO saiu da UTI, mas continua na emergência.
ÓTIMO FIM DE SEMANA curtindo um forrozão, comendo pipoca, batata assada e pinhão, tomando um quentão, para espantar o friozão. 




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

23/12/2016   |
16/12/2016   |
12/12/2016   |
02/12/2016   |
25/11/2016   |
18/11/2016   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS