Quinta-feira, 23 de maio de 2019
Ano XXX - Edição 1558
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

27/06/2016 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - VERGONHA DA HONESTIDADE - Vamos voltar ao início do século passado num clássico recuo no tempo, para buscar o nobre causídico maioral da época, quando Rui Barbosa escreveu e pronunciou em discurso estas frases lapidares:"De tanto ver as nulidades triunfar, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, as pessoas parecem desanimar-se da virtude, rir-se da honra e ter vergonha de ser honestas". Leiam bem devagar estas frases e vejam se elas não combinam perfeitamente com o nosso tempo encrespado. Hoje, não triunfam as nulidades, mas os corruptos, envolvidos na gatunagem. Não tanto triunfa a injustiça como a impunidade. O poder está nas mãos dos poderosos que ascendem ao poder pela larga escada do propinoduto. Por isso, há inconformidade, há descrença e espouca a revolta nos cidadãos de bem e muitos desanimam, porque cansaram de contribuir com os cofres públicos que são assaltados impunemente. Parece-lhes que a honra não tem valor e que a honestidade nada vale. A que ponto chegamos! 
E A VIDA TEM VALOR? Quando alguém mata 30, 40 ou 50 pessoas por ódio, discriminação racial ou sexual, por amor não correspondido, a vida perde o seu valor. 
SOJA EM ALTA - As exportações gaúchas de soja responderam por 39,1%, em maio, significando um aporte de 695 milhões de dólares. Soja em alta, apesar da queda do dólar. Isso mexe com a cabeça do produtor: soja, milho ou trigo? O feijão também está em alta e preocupa os consumidores. E o arroz está reagindo. 
INTOLERÂNCIA - Virou a palavra da moda, depois do massacre de Orlando, na Flórida. 
IMITAÇÃO - A cópia de iniciativas bem sucedidas é gritante. Basta alguém lançar um programa que dá certo e lá vão os filocopistas e imitam. 
O DINHEIRO GOVERNA O MUNDO. O colunista aprendeu esta realidade do ditado alemão:"Das Geld regiert die Welt". Isso vale para o futebol, para a política, para tudo. Nada contra, quando o dinheiro é honestamente havido. 
E AGORA? - O inverno começou oficialmente nesta semana. Os agricultores se preocupam, porque a agricultura depende do clima. A previsão é de um inverno muito frio e menos chuva do que no verão e no outono. É que está terminando o fenômeno El Niño e vem aí o La Niña. Fiquem de olho no tempo. Parece haver clima favorável para a cultura do trigo, depois de duas frustrações. 
A DELAÇÃO PREMIADA VIROU UMA COISA CHATA, PORQUE NÃO SE SABE MAIS O QUE É VERDADE E O QUE É MENTIRA. 
SERÁ? - "No futuro, a História do Brasil será dividida entre antes e depois da Operação Lava Jato". Será? É, ao menos, o que pensa uma colunista de jornal da Capital. 
CRISE PARA TODO LADO - No momento, a União, Estados e muitos municípios brasileiros estão acusando milhões e bilhões de déficits. É crise generalizada. O Rio de Janeiro simplesmente decretou a falência em pleno ano das Olimpíadas.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

17/05/2019   |
10/05/2019   |
04/05/2019   |
26/04/2019   |
12/04/2019   |
05/04/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS