Sábado, 21 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Empório Tutui - Um pouco do universo da cerveja artesanal

15/07/2016 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
A cerveja é uma das paixões dos brasileiros. Nosso consumo está entre os 20 maiores do mundo. Para falar um pouco deste universo cervejeiro, entrevistei Demétrios M. Richter da Silva, proprietário do Empório Tutui - Bier Sommelier* formado pela Doemes Academy e ESCM Escola Superior de Cerveja e Malte de Blumenau - SC. Basicamente, as cervejas precisam de quatro ingredientes: malte, lúpulo, fermento e água. Simples, não? Contudo, a maneira como estes ingredientes são manipulados faz toda a diferença. O resultado pode ir do mais amargo até o mais doce, com ingredientes que podem ir desde frutas, especiarias, chocolates e outros. Se você ainda não conhece o Empóriu Tutui, tire um tempo para conhecer as delícias da casa. Entre conversas e degustações, você irá se apaixonar por este ambiente todo charmoso.
*Sommelier é um defensor da cerveja, da sua qualidade e grande entendedor da cultura e da sua arte.  
Deve sempre incentivar a apreciação adequada, e junto dela, a melhor forma de degustar e saborear.

De onde vem este conhecimento sobre o mundo da cerveja? 
Morei por muitos anos na cidade de Blumenau - SC, considerada Capital Nacional da Cerveja. Responsável pelo principal festival de cerveja da América do Sul e também terra da 2ª maior Oktoberfest do mundo. Aí não tem como não se apaixonar por cerveja de alta qualidade. E foi assim que o hobby se tornou um negócio.

O que é a cerveja artesanal?
São cervejas produzidas em pequena e média escala, com alto padrão de qualidade. Em 99,9% das vezes produzidas puro malte.

O que ela difere das cervejas da AMBEV e outros fabricantes?
As grandes empresas se especializaram em um único estilo de cerveja chamado de American Light Lager. É um produto desenvolvido para agradar ao mais amplo público de clientes. Ou seja, é uma cerveja de cor amarelo-pálido, com aroma de malte quase imperceptível, sutil amargor que ocasionalmente recebe adição de milho ou de arroz. Produtos estes geralmente utilizados para reduzir custos. Em poucas palavras, o consumidor deste produto nunca tomou uma cerveja Pilsen de verdade, como a legítima criada na República Tcheca, em 1842. Mas cerveja tem mais de 104 estilos. Quando alguém me diz que não gosta de cerveja, sempre digo: "Você ainda não descobriu a tua cerveja".

Como identificar uma boa cerveja? 
A boa cerveja é aquela que você gosta de tomar. A cerveja tem um cunho social muito expressivo. Em uma roda de cerveja você encontra famílias, amigos e até desconhecidos. Cerveja faz parte de nossa história, pois em épocas que a água não era potável, a cerveja era servida como alimento, pois tem as mesmas propriedades proteicas do pão. Porém, existe uma grande diferença em relação a qualidade de produto, e isso sim pode fazer as pessoas migrarem de paladar.

Qual a temperatura ideal para beber cerveja? 
Cada estilo tem sua temperatura de serviço, isto é, para podermos explorar ao máximo o potencial de aroma e sabor. O frio excessivo 'mata' os perfumes e também esconde os defeitos, como também a temperatura elevada pode desencadear alguns aromas indesejáveis. Nós, profissionais, temos uma regra para explorar ao máximo uma degustação. Sempre fazer o serviço entre 1° a 3° acima do ABV (teor alcoólico do estilo). Mas imagina eu servir uma cerveja Pilsen a 5° graus no meu estabelecimento? O pessoal já tinha me expulsado de Três de Maio, rsrsrs (brincadeira).

Sabemos que você faz cerveja e já proporcionou alguns cursos no Empório. Se o leitor quiser aprender a fazer sua própria cerveja, o Empório Tutui vai proporcionar novos cursos?
Sim, vêm muita novidade pela frente. Esta semana fechamos uma parceria com a faculdade Setrem. Já no segundo semestre teremos vários cursos de extensão, tanto para alunos, cervejeiros iniciantes, quanto para pessoal de cervejarias. Aguardem! 

Qual a proposta do Empório Tutui?
O empório leva este nome em homenagem a um grande amigo, José Arthur Weber (em memória). Tutui, como era conhecido, percorreu o mundo atrás de estudo, conhecimento, paixões e amizades. Criamos o empório com este espírito de proporcionar novas experiências, aproximar as pessoas de suas viagens e ter um cantinho em Três de Maio que possa aconchegar clientes e seus amigos.

O que mais o Empório Tutui oferece além de cervejas, vinhos e espumantes? 
Nos tornamos uma opção de presentes femininos e masculinos com nossas cestas, que a cada data especial ganham ares temáticos. Tentem ver hoje o Empório Tutui como uma mercearia dos anos 70, com produtos como queijos, embutidos, geleias, chocolates, cachaças, temperos, massas, molhos, produtos integrais e delicatessen, todos produtos especiais importados e nacionais.

Estou sabendo que o Empório Tutui está com novidades. Conte-nos um pouco sobre isso?
Estamos abrindo novos caminhos na área gourmet e trazendo produtos extraordinários na linha de congelados. Fechamos nossa parceria com a empresa La Cocina, um atelier gastronômico de Santa Rosa e com a porto-alegrense Pastialitá. Agora no Empório vocês encontram lasanha, torta de bacalhau, filé em crosta, empanadas argentinas, petit gateou e uma ampla linha de massas como agnolottis, raviollones, pansottis, sorrentinos em diversos recheios como funghi ao vinho, salmão com alho poró, carne de panela com bacon, bacalhau ao leite de coco e muito mais.  

Demétrios e Luísa, proprietários do Empório Tutui



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/10/2017   |
06/10/2017   |
29/09/2017   |
22/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS