Sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1475
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Copatti e Eliane Fischer oficializam aliança para concorrer ao Executivo

29/07/2016 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Ideologias semelhantes e 'pouca valorização' dada ao PDT 
na atual administração contribuíram para formação 
da aliança, avaliam Copatti e Eliane

Chapa da majoritária que reúne o ex-prefeito e a atual vice-prefeita teve pré-candidatura oficializada durante convenções no fim de semana

A convergência das ideologias dos partidos e aquilo que consideram uma "pouca valorização" dada ao PDT na atual administração municipal foram, segundo o médico e ex-prefeito Altair Copatti (PT) e a atual vice-prefeita Eliane Fischer (PDT), duas das principais razões que colocaram os dois políticos lado a lado na formação de uma das chapas da majoritária para as eleições de 2 de outubro.
Oficializada na manhã de domingo, 24, a pré-candidatura de Copatti a prefeito de Três de Maio e Eliane a vice reúne na mesma chapa um partido que é oposição ao atual governo municipal, o PT, e uma legenda, o PDT, que integra a própria administração.
Uma vez que, na visão dos pré-candidatos, suas ideias e concepções se complementam, isso não é visto como problema para eles - o PT, presidido por Copatti, teve 85 filiados em sua convenção, o PDT, presidido por Paulino Menegat, teve 26, e em ambos os eventos a proposta de coligação foi aprovada com votação unânime.
"Hoje, ainda faço parte dessa administração, mas nós, como partido, como PDT de Três de Maio, não tivemos muita participação no governo. Não houve a valorização necessária, então, essa pouca valorização dada ao partido foi um dos motivos para a formação da aliança, além das propostas para governar, uma vez que eu e Copatti temos praticamente as mesmas ideias", explica Eliane ao Semanal.

'Nossas ideologias se fundem', diz a vice-prefeita
PT e PDT realizaram suas convenções no mesmo horário no domingo, e bem próximos - ambos na Câmara de Vereadores, com a do PT sendo na sala de sessões e a do PDT no saguão. Ambos os partidos deliberaram sobre a aliança e, após, na sala de sessões, houve a apresentação da chapa, com a presença de representantes das outras três legendas que formam, até agora, a coligação - o PCdoB, o PRB e a Rede Sustentabilidade -, que será denominada "Unidos para empreender e transformar".
"Costumo dizer que nossas ideologias (do PDT e do PT) se fundem, porque ambos os partidos procuram levar em consideração a questão da cidadania, do ser humano, do trabalho, do trabalhador. As duas ideologias se complementam", diz a vice-prefeita. O pensamento é compartilhado por Copatti, prefeito por dois mandatos, entre 2001 e 2008.
"O PT e o PDT têm uma ideologia muito parecida, com pensamentos em comum, como de defesa do trabalhador, de defesa dos interesses daqueles que mais precisam, distribuição de renda mais adequada, defesa da saúde, da educação, e um desenvolvimento que seja mais inclusivo. Então, isso tudo sempre aproximou o PT e o PDT, por isso vínhamos conversando há bastante tempo e, felizmente, conseguimos fechar essa coligação", avalia o petista.
"Agora, se você me disser 'bom, Eliane é da situação e o PT da oposição': vamos analisar qual foi e tem sido a participação do PDT no atual governo, o quanto se possibilitou implantar as políticas defendidas pelo PDT. E aí a gente chega a uma conclusão de que o PDT não pôde desenvolver aquilo que pretendia dentro do atual governo e que, de fato, está na hora de sair para ter mais oportunidades e governar de acordo com sua ideologia", complementa Copatti.
"Na campanha, vamos defender um desenvolvimento inclusivo, que não exclua o trabalhador da renda que ele próprio produziu, que dê oportunidade de as pessoas mais pobres poderem ter acesso à saúde e à educação. Também, defenderemos a retomada do desenvolvimento do interior, e transformar o desenvolvimento do município numa riqueza que possa ser distribuída para todo mundo", expõe Copatti.
Também houve, no domingo, a deliberação sobre os candidatos a vereador. Na proporcional, se coligaram PT e PCdoB, com 17 candidatos do primeiro e um do segundo, e PDT, PRB e Rede, com 16 candidatos do PDT e quatro que serão definidos pela Rede em sua convenção.

CONTRAPONTO
O que diz a administração municipal
O Jornal Semanal procurou a administração municipal de Três de Maio para que ela pudesse apresentar seu posicionamento sobre as manifestações dos pré-candidatos Altair Copatti e Eliane Fischer de que a vice-prefeita e o PDT, seu partido, têm tido "pouca valorização" na atual administração, nas palavras de Eliane, e de que "o PDT não pôde desenvolver aquilo que pretendia dentro do atual governo", na visão de Copatti.
A administração municipal, que diz ter recebido "com surpresa" as declarações da vice-prefeita Eliane Fischer, se manifestou por meio da seguinte nota:
"A administração municipal recebeu com surpresa a manifestação da vice-prefeita Eliane Terezinha Zucatto Fischer, pois, até poucos dias, ela e seu partido, PDT, estavam juntos numa aliança e, nesta condição, pretendia continuar coligada para esta eleição.
Porém, os registros da Prefeitura Municipal atestam que ela assumiu por 265 dias, na condição de vice-prefeita, o cargo de prefeita em exercício.
No entanto, mesmo tendo assumido o Executivo municipal, em nenhum momento a vice-prefeita desenvolveu projetos e não conseguiu junto à bancada do PDT qualquer recurso de emenda parlamentar para o Município, embora outros partidos de oposição tenham disponibilizado recursos para Três de Maio.
Além disto, cabe ressaltar que, embora o PDT não tenha elegido nenhum vereador na Câmara Municipal de Vereadores, mesmo assim o partido pôde indicar um assessor jurídico para desenvolver seus trabalhos no Legislativo e, também, pôde indicar vários cargos na administração municipal junto à Prefeitura."

FOTO: PT/DIVULGAÇÃO

Leia a matéria completa no jornal impresso






Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/09/2017   |
25/08/2017   |
18/08/2017   |
28/07/2017   |
28/07/2017   |
14/07/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS