Terça-feira, 20 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1534
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Sol, cálcio e exercícios físicos: imprescindíveis à saúde dos ossos

05/08/2016 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
Você quer garantir um bom nível de vitamina D no corpo e ter ossos sempre saudáveis, prontos para o ótimo desempenho? A receita é bem simples: tome sol, alimente-se adequadamente e pratique exercícios físicos.
  A vitamina D ou colecalciferol é uma vitamina lipossolúvel, obtida principalmente através da luz solar (90% é sintetizada na pele humana pela radiação UVB) e de fontes dietéticas (10%). Ao contrário do que muitos pensam, com medo do câncer de pele, o sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo. Através dele, o organismo obtém a vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos, junto com a atividade física.
  Na alimentação, poucos alimentos são fontes de vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga, peixes como arenque e salmão, e em menor quantidade, sardinha e atum.
  A ausência da vitamina D pode proporcionar uma série de complicações no corpo humano, afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular.
  A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo e também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante na melhora dos sintomas de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla.
  Esta substância ainda age na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas não transmissíveis, entre elas a síndrome metabólica, que tem como um dos componentes o diabetes tipo 2.
  A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da alimentação. O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes. A deficiência deste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta. Um exemplo da importância da combinação dessas duas substâncias é que sempre que a recomendação de suplementação de cálcio é recomendada, ela é feita juntamente com a vitamina D para atuar na absorção do mineral. 
  Aproveite você também os benefícios da Vitamina D e cálcio e previna-se das doenças relacionadas aos 
ossos. Esse produto você encontra na Mais Natural!




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

16/11/2018   |
09/11/2018   |
01/11/2018   |
26/10/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS