Terça-feira, 20 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1534
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Dia do Psicólogo - Sábado, 27 de agosto

26/08/2016 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Márcia Izabel Scartazzini Demo* 

Ser psicólogo é saber ouvir mais do que falar, é saber que cada um tem um porque, uma subjetividade e que essa deve ser imensamente respeitada, tanto no prazer quanto no sofrimento. É olhar para o outro, para sua dor, o acolher e poder dar de si o melhor para que o outro esteja bem em seus conflitos, traumas e possa elaborar tudo que lhe perturba. Hoje estamos inseridos em diversas atividades, exercendo nosso papel e mostrando no que podemos ajudar a melhorar e tornar mais saudável as relações humanas e as relações consigo mesmo.
Psicólogo não é coisa de louco, mas também é coisa de louco. Ainda hoje batalhamos por melhor espaço de trabalho, pelo fim do preconceito com a profissão. Apesar de 50 anos de regularizada no Brasil, a psicologia enquanto profissão ainda está dando seus primeiros passos na sua capacidade produtiva para uma sociedade ainda mais democrática.  Respeitando as diferenças e os direitos humanos. Olhando para o outro sabendo que ele me constitui enquanto sujeito, assim como eu a ele, e que isso faz das relações humanas campos de felicidades, realizações e também de conflitos e marcos traumáticos.
"Tenho certeza que fazer análise durante esses quatro anos me ajudou muito. Não tanto pela questão motivacional, mas por me equilibrar, não deixar que os fantasmas do passado me atrapalhassem e que os medos fossem maiores que a vontade de vencer. Isso foi muito bom. Antes eu não dava valor nenhum à análise e à psicologia, e muitas vezes, por preconceito, as pessoas achavam que era coisa para gente louca. Mas descobri que é para todas as pessoas." (Diego Hypólito)
Parabéns a todos os psicólogos pela profissão, por desempenhar um papel tão importante nessa sociedade em que olhar pra dentro de si se tornou cada vez mais escasso. Parabéns por olhar o outro com atenção e zelo. Parabéns por trabalhar pra uma vida mais saudável para além da saúde física e biológica. Parabéns por estarem atentos e lutando contra os fenômenos sociais que estigmatizam e descriminam. Parabéns por escutar os lamentos de minorias e fazer com que estes também sejam ouvidos e inseridos socialmente. Parabéns por não aceitarem uma total patologização dos indivíduos e buscarem na diferença o maior elemento de identidade e de saúde. Parabéns por serem Psicólogos!

*Psicóloga clínica



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

16/11/2018   |
09/11/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |
28/09/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS