Sábado, 24 de junho de 2017
Ano XXIX - Edição 1462
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Profissões: O que pode desaparecer e o que estará em alta em 2025

14/10/2016 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Os avanços da tecnologia empurram o mercado de trabalho para mudanças cada vez mais transformadoras. De acordo com uma análise feita pela consultoria Ernst & Young, com base em diversos estudos, até 2025, um em cada três postos de trabalho devem ser substituídos por tecnologia inteligente. Em alguns anos, há previsão da possível extinção de profissões operacionais e uma maior demanda por carreiras que lidem diretamente com tecnologia de ponta, como designer especializado em impressão 3D e designer de realidade virtual. O mercado, nos próximos anos, aposta em profissionais que têm facilidade de se relacionar com várias culturas e perfis diferentes ao mesmo tempo. O grande ponto para que você tenha sucesso não está ligado necessariamente ao que você sabe, e sim, como você consegue interpretar, analisar e interligar os dados. 
Logística e estudos:
- Carreiras pautadas na interpretação humana e na emoção tendem a solidificar-se mais. 
- O trabalho de logística está cheio de possibilidades, já que a entrega de compras feitas pela internet só aumenta.
- A especialização é o caminho que o profissional deve encontrar para sobreviver.  
- Tendência cada vez maior em jovens criativos e com coragem para tentar a mudança. 
- Em 2025, o indivíduo poderá ter passado por mais de 10 postos de trabalho até os 25 anos. É uma geração que não tem medo de errar e de se expor.

Profissões que estarão 
em alta em 2025:
- Professores, tão desvalorizados no aspecto financeiro, segundo o estudo, terão dias melhores. O ensino passará a ser pontual, atendendo às necessidades e demandas específicas de cada indivíduo, além de haver a consolidação do ensino à distância.
- A profissão de contador deve crescer muito, será aperfeiçoada, e este profissional deverá estar capacitado para maior envolvimento com aspectos de auditoria, departamento financeiro e análise de gestão.
- As profissões voltadas para qualidade de vida também estarão em alta, já que as pessoas vão viver mais e cada vez mais se preocupam com a qualidade de vida que terão.
- Profissional freelancer, especialista em unir pessoas de diferentes culturas em torno de um projeto comum. Cada vez mais a diversidade está presente no mercado de trabalho e essa função tem a habilidade de integrar as pessoas para que tenham a melhor performance em equipe.
- Fazendeiros urbanos: Aumento da conscientização do consumo e produção autônoma de alimentos orgânicos em áreas urbanas.
- Cuidadores: A elevação da expectativa de vida da população, a aposentadoria tardia e a mudança do comportamento das famílias que passam a ter menos filhos são exemplos que contribuem para esse crescimento.
- Instaladores domésticos especialistas em tecnologia (Smart house): Maior procura por especialistas em casas inteligentes e aumento da demanda por casas automatizadas.
- Designer especializado em impressão 3D: Maior procura por aplicações em 3D. As impressoras facilitam a transformação da ideia em matéria. Exemplos: próteses e impressão de projetos tridimensionais.
- Designer de realidade virtual: Aumento do acesso ao ambiente de realidade virtual, por meio de especialistas na criação desses ambientes. Exemplos: visitas virtuais a museus, países, pontos turísticos, etc.
- Perito forense digital.
- Especialistas em energias alternativas.
- Direito em geral, principalmente Direito internacional e arbitragem.
- Consultoria estratégica.

Trabalhos que podem desaparecer devido ao avanço tecnológico
- Carteiro - O aumento do uso de e-mail e de pagamentos online criou um declínio acentuado na quantidade de remessas enviada pelos correios, diminuindo os trabalhos postais. 
- Leitor de medidor - Muitas empresas já passaram a adotar a leitura eletrônica para visualizar dados do medidor de água e luz, eliminando a visita de agentes.
- Agente de viagens - O acesso à informação e a quantidade de sites sobre turismo está fazendo as pessoas preferirem planejar suas viagens sozinhas a pedir a ajuda de um agente. 
- Repórter de jornal - Com a ascensão dos portais de notícias, os jornais impressos perderam leitores, assinaturas e receitas de publicidade. Com isso, as redações ficarão mais enxutas. 
- Comissário de bordo - Algumas companhias aéreas já adotaram somente a exibição de vídeos para instruções de segurança de voo, diminuindo a quantidade de comissários de bordo.
- Atendente de impressão - O pensamento em prol do meio ambiente e a ascensão do digital diminuem cada dia mais as vagas de atendentes de impressão. 
- Inspetor tributário - Novos sistemas permitem às empresas racionalizar os processos de análise e recolhimento de impostos, diminuindo o número de contratações no financeiro.

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/consultoria-lista-profissoes -
Inspirada pelos dados do U.S. Bureau of Labor Statistics (BLS), a CareerCast.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

16/06/2017   |
09/06/2017   |
02/06/2017   |
26/05/2017   |
19/05/2017   |
12/05/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS