Sábado, 23 de março de 2019
Ano XXX - Edição 1549
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

26/10/2012 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - RELATO DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA - O EPISÓDIO DO REENCONTRO  -  Na sexta-feira passada, minutos antes do encerramento do expediente, deu-se o episódio. Do reencontro. Sucede que o tetraprefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, fez uma visita de cortesia ao tetraprefeito de Três de Maio. Aí pude dar um abraço naquele que está na política por minha causa. Como disse o Vicini: "foste a porta de entrada para a minha vida política". É uma bonita história que vem de 1976, quando Antônio Carlos Borges se elegeu prefeito de Santa Rosa. Me convidou para ser o secretário de Governo dele. Mas como Casali se elegera pela primeira vez em Três de Maio, fui segurado pelo colarinho para ficar aqui. Houve um almoço de entendimento em Santa Rosa. Como Casali e Borges não chegavam a um entendimento, depois de três horas de conversações, tratei de oferecer a solução: indiquei o então professor Alcides Vicini, para  substituir-me com vantagem. E deu certo. Ele fez carreira política. E, hoje, é o tetraprefeito de Santa Rosa, com todo merecimento. Foto com os dois - a glória.

É MUITA MÍDIA - Em cima  da pobreza. Insiste-se que o País está mudando, porque a pobreza está diminuindo. Fala-se que o Brasil se encontra em outra dimensão. Na prática, não dá para ver nada disso. Pelo contrário, a pobreza está se avolumando. Ao menos, em certos segmentos. A pobreza diminui no momento em que houver emprego e os trabalhadores forem razoavelmente bem remunerados.

MISTIFICAÇÃO  - É o que existe muito. Quantas coisas ruins em pleno vigor, são mistificadas através da mídia. Seria tão bom que houvesse transparência. A verdade, apenas a verdade.

POR QUE FALAR TANTO DE  COMPRA DE VOTOS, SE NADA É APURADO?

EXPORTAÇÕES CAEM  - São notícias ruins como esta: Exportações gaúchas caíram 9,2% no ano, ou como esta outra: Nuvens negras nas finanças estaduais, que assustam. A nossa economia está sendo afetada por várias razões: queda da safra, menor demanda externa e embargos da carne suína e outros embargos de produtos gaúchos. Mas, apesar disso, a oferta de empregos no Estado cresceu 26,7%, em setembro.

ONDE BUSCAR RECEITA?  - Neste momento, é uma boa pergunta. Em todos os níveis: federal, estadual e municipal, é intransferível a busca de mais receita, porque os gastos aumentam com pessoal, com manutenção e investimentos em infraestrutura. No entanto, o contrário está ocorrendo. As consequências são imprevisíveis.

NÃO HÁ MALES  - Que não venham para o bem. É o que diz o velho ditado. Isso vale para a implantação de projetos de irrigação no Estado, em consequência das constantes secas. Em 2013, só em pivôs devem ser implantados  30 mil hectares. E está havendo, finalmente, uma conscientização, no sentido de que é preciso valorizar a água.

"EU JÁ FUI JULGADO PELO MENSALÃO". A afirmação é do ex-presidente Lula.
ÁREA COM SOJA NO RIO GRANDE DO SUL DEVE CRESCER 6,2%.  E o milho terá redução.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/03/2019   |
08/03/2019   |
01/03/2019   |
22/02/2019   |
15/02/2019   |
08/02/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS