Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Ano XXX - Edição 1538
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Inicia o plantio de soja

26/10/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Foi dada a largada no plantio da safra de soja entre os produtores das regiões Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul. A estimativa é que esta safra de soja seja histórica em todo o país. Segundo a perspectiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção gaúcha poderá chegar ao recorde de 12,13 milhões de toneladas.
Conforme o levantamento semanal sobre as culturas elaborado pela Emater/RS-Ascar, o plantio se intensifica pois na maioria das regiões produtoras o período preferencial é a partir do dia 20 de outubro. Nesta época, considerando a média dos últimos anos, o percentual de área plantada deveria estar em 4% do total da área prevista. 
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater de Três de Maio, Fábio Karlec, no município, o plantio da soja iniciou nesta semana (em virtude das boas condições para o plantio decorrentes da última chuva), e vai se intensificar no decorrer das próximas semanas.
Conforme Fábio, a expectativa inicial de plantio é de uma área de 25 mil hectares e produção de 2.800 kg/ha, com um aumento em torno de 3,5% na estimativa de produtividade em comparação às expectativas iniciais dos anos anteriores. "Isso em decorrência do maior investimento na cultura influenciado pelos preços altos do produto e avanço em tecnologias". 
O agrônomo explica que a Emater local está trabalhando inicialmente com mesma área de plantio do ano passado, no entanto, existe uma possibilidade de aumento de área, dependendo da manutenção dos preços ou sucessão nas áreas de milho. "Mas isso só será definido com o andamento do plantio, visto que o período recomendado segundo o zoneamento agrícola para o município vai até 31 de dezembro, dependendo do tipo de solo e cultivar".
Fábio destaca que algumas áreas de milho atingidas por geadas, granizo e vendaval, nas quais tiveram perdas elevadas ou totais, devem ser substituídas por soja. "Outro fator que pode influenciar na área plantada posteriormente é o aumento da área de safrinha pós cultura do milho, principalmente nas áreas de milho silagem. Mas isso só será definido com o andamento do plantio".
Na avaliação dele, após uma das maiores frustrações de safra da história da cultura no município os produtores estão otimistas quanto a cultura, principalmente pelo preço elevado do produto.

Colheita do trigo
O engenheiro agrônomo ressalta que a colheita de trigo está se encaminhando para reta final no município, sendo que  mais de 95 % da área será colhida até este final de semana, com previsão de ser finalizada até o fim do mês de outubro.

Nos 45 municípios de abrangência da Emater Regional, área cultivada de soja será superior a 657 mil hectares
De acordo com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Aldo Valmor Schmidt, o plantio da soja já foi iniciado, no entanto, a área já cultivada é bastante pequena em relação ao total estimado. "A intensificação do plantio deve ocorrer a partir de novembro".
A estimativa da safra que se inicia é que seja cultivada uma área total de 657.300 hectares nos 45 municípios da região, com expectativa de 2.395 kg/ha, ou seja, aproximadamente 40 sacas/ha. "No ano passado foram cultivados com soja em torno de 649 mil hectares. Isso significa que há uma perspectiva de aproximadamente 1,5% de ampliação de área cultivada".  
Sobre o trigo, contudo, o técnico ressalta que aproximadamente 61% da área na região já foi colhida. "A previsão de encerramento da colheita na região é até o final de outubro, se o clima permitir".

Fotos: Divulgação/JS



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

14/12/2018   |
28/09/2018   |
27/07/2018   |
18/05/2018   |
27/04/2018   |
02/03/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS