Quarta-feira, 19 de junho de 2019
Ano XXXI - Edição 1562
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

A Coluna do J

16/11/2012 - Por J Moraes
Tweet Compartilhar
COM A CHEGADA do mês de dezembro começa o período mais crítico do ano para a agricultura. Em nenhuma época do ano o comportamento do clima é tão importante. Tudo o que acontecer nos próximos três meses terá reflexo direto nas culturas de verão, e, consequentemente, na economia. Dezembro, janeiro e fevereiro são decisivos para as culturas de soja e milho. Infelizmente são meses, com raríssimas exceções, com chuva abaixo da média.
MAIS UMA estação de pouca chuva está chegando, e os falados e comentados projetos de irrigação para combater ou pelo menos minimizar os efeitos da seca, continuam no discurso e no papel. Na melhor das hipóteses, caminhando a passos de tartaruga. De concreto, muito pouco ou quase nada se vê. Alguns açudes sendo construídos e nada mais. Se o fenômeno se repetir, os efeitos negativos serão exatamente os mesmos. Recursos para essa finalidade têm que vir dos governos estadual e federal, que parecem insensíveis ao problema.
DENGUE - Com a chegada do verão devem aumentar os cuidados da população em relação a dengue. Não deve demorar muito para acontecer os primeiros casos. Mas quanto mais tarde aparecer, melhor. Os procedimentos para evitar todo mundo conhece. E todos têm que fazer a sua parte.
BALNEÁRIOS abriram a temporada de verão torcendo por tempo bom. Tempo bom para os balneários, nem sempre quer dizer o mesmo para a agricultura. Tomara que tenhamos um verão bom para todos. A combinação pode ser difícil, mas não impossível.
DEPOIS do Outubro Rosa que buscou alertar a mulher para a importância do exame preventivo do câncer de  mama, agora estamos vivendo o Novembro Azul, que tem como objetivo de alertar os homens para a importância do exame preventivo ao câncer de próstata. Se muitas mulheres ainda resistem realizar o exame preventivo de mama, é muito maior o número de homens que relutam em realizar o exame preventivo do câncer de próstata; que é uma das doenças que mais mata os homens.  
VAPT VUPT - Últimos dias para inscrição no vestibular da Setrem com 20 % de desconto. Reta final nos preparativos da festa do Músico de Tucunduva. Motociclistas principais vítimas de acidentes de trânsito. FEEC um evento que ficou na saudade. Passou a eleição, ficou o revanchismo. Cigarro é disparado o produto mais contrabandeado. Vem aí a II Semana Municipal de combate a Violência Contra a Mulher. Rádio Vera Cruz sorteia uma moto entre seus anunciantes, em comemoração aos 50 anos. Tucunduva ainda não sabe quem vai ser o seu prefeito. Prefeitos pressionam governo federal para liberar a bufufa.
BOM FINAL DE SEMANA, torcendo por uma chuvinha amiga.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

23/12/2016   |
16/12/2016   |
12/12/2016   |
02/12/2016   |
25/11/2016   |
18/11/2016   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS