Terça-feira, 20 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1534
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Os 50 e os 25

23/11/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Gustavo Griebler*
Eu estou longe dos 50. Anos. Na verdade completei recentemente metade desta interessante idade. É uma faixa etária em que as pessoas começam a pensar na aposentadoria ou já estão entrando na mesma, quem ainda não entrou. O que fazer então? Simples, viver. Acredito fortemente que devemos sempre estar vivendo com o passar da idade, mas nesta época da vida é possível aproveitá-la muito mais, por questão de maior tempo para as coisas. Não se está tão velho para sair viajar, já que se pode perfeitamente fazer muitas atividades, e também muitas vezes não se precisa ficar preocupado com filhos, já que estes nesta idade normalmente já estão criados, exceções à parte. Quem podem ser paparicados são os netos que começam a chegar. Mas estes não precisam ser criados e sim cuidados de vez em quando, salvas as exceções.

Cinquenta (que perdeu o trema, mas não a elegância) não é terceira idade ainda, é um bom tanto antes disso. Alguns fazem 50 aparentando 60 ou mais, outros nem 40. Nesta idade, as pessoas começam a ficar um pouco rabugentas, "reclamonas" de muitas coisas. Chamo isso de grau de exigência elevado para as coisas, em razão da experiência acumulada. Uma das reclamações é com relação a duas coisas: calor e cansaço. Quando se chega a esta idade e se aposenta resolve-se o problema do cansaço. Quanto ao calor, também há solução. Ar-condicionado e climatizadores estão por toda parte hoje. O médico começa a virar um bom confidente. As gurias das clínicas médicas (salvas as exceções de rapazes trabalhando nestes locais) já começam a tratar as pessoas pelo nome ou comentar entre elas daquele chato de 50 que está ali de novo, pela terceira vez na semana. A atendente que ele "cantou" na última vez que esteve ali sai rapidamente pela tangente quando o enxerga, pois já cansou de repetir para ele que tem namorado.

A metade dos 50, que continua a ser 25, pela boa matemática, também é uma idade interessante. Fiz 25 anos este ano. Acredito que a partir de agora algumas palavras e expressões passarão a fazer parte de meu cotidiano. Senhor é uma delas. Atualmente, principalmente os alunos, quando me chamam de senhor eles mesmos se corrigem e dizem que senhor soa estranho, chamando-me de você em seguida. O pique já não é o mesmo que aos 18. Alguns poderão dizer: "Para com isso! Você é novo! Tem energia de sobra!". Definitivamente não.

Algumas vezes os primeiros sinais dos 25 anunciam-se antes, aos 24. Neste ano, algum tempo atrás, ainda com 24, fui numa feira. Essas de exposições. Passei o dia caminhando para cá e para lá. Sentei diversas vezes, cansado. Chegando em casa caí no sofá e dormi. De noite estava cansado ainda. Os 25. E os cabelos brancos então? Esta parte é um capítulo à parte. Alguns tímidos fios brancos começam a se anunciar no meio dos pretos, loiros, ruivos, até antes dos 25, tomando mais corpo nesta idade. Sinal de respeito para alguns, de sofrimento para outros pela passagem da idade. 

A partir dos 25, parece que entramos em uma nova fase de nossa vida. Uma fase em que algumas decisões têm de ser tomadas. Tenho pensado muito sobre isso, desde muito antes de completar 25. E estas decisões não se restringem a escolher entre casar ou comprar uma bicicleta. Morar com os pais ou sair de casa definitivamente. Fazer aquela viagem tão sonhada. Ter filhos. Largar o emprego atual para investir em um negócio próprio. Trocar de cidade. Estas são algumas das decisões a serem tomadas.

Enfim, os 50 e os 25. Tão representativos. Vive-se somente uma vez cada um deles. Obviamente. Até porque os 26 e os 51 são outras idades, com outras peculiaridades.

* Mestre em Educação nas Ciências. 
Professor Universitário



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

16/11/2018   |
09/11/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |
28/09/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS