Terça-feira, 21 de agosto de 2018
Ano XXX - Edição 1521
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Eleitorado de Três de Maio tem redução de 15,5%

01/06/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Após revisão biométrica e prazo de transferências, Três de Maio contabiliza 16.938 eleitores

Antes, número de eleitores aptos era de 20.043, conforme as eleições 
municipais de 2016. 
O prazo para modificações no cadastro eleitoral em todo o território nacional se encerrou em 9 de maio. Todos os eleitores que precisavam efetuar alistamento, transferir domicílio ou local de votação ou atualizar seus dados deveriam comparecer à Justiça Eleitoral de seus municípios até essa data.
O prazo também valia para os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitarem sua transferência para uma seção com acessibilidade, assim como para o requerimento de inclusão do nome social no título de eleitor para travestis e transexuais. 
Já o prazo para revisão biométrica em Três de Maio, se encerrou no dia 14 de março, e, conforme o chefe do Cartório Eleitoral, da 89ª Zona Eleitoral, Luiz Carlos Toebe, "de lá para cá foi possível reabilitar os títulos que foram cancelados por não terem sido revisados".
Segundo Toebe, os números finais do recadastramento apontam que Três de Maio está com 16.938 eleitores atualmente. Uma redução de 15,5% na comparação com o eleitorado das últimas eleições municipais, que era de 20.043 eleitores aptos.
Isso ocorre, de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, por vários fatores. "Dentre eles, podemos citar que os eleitores acima dos 70 anos não têm obrigatoriedade de votar; ainda, que muitos não compareceram dentro do período estipulado para revisão; também podemos citar a possibilidade de muitas pessoas não residirem mais no município e, por consequência, transferiram seu domicílio eleitoral".
Ele lembra que o processo de revisão biométrica dos eleitores de Três de Maio se tornou cansativo e desgastante para os servidores do Cartório, porque a maioria dos eleitores ignorou os chamamentos durante o ano de 2017 e compareceu nos últimos dias. "Calculou-se 80 atendimentos por dia, que seriam absorvidos com muita facilidade, uma vez que a capacidade de atendimento era de 220 pessoas por dia, porém, o eleitor decidiu vir nos últimos dias tornando a tarefa árdua. Mas de modo geral atingimos a meta estabelecida pelo Tribunal que era de 80% dos eleitores revisados", justifica.

Títulos reabilitados somente em novembro
Toebe alerta para os que não revisaram seus dados ou coletaram suas biometrias, que os títulos foram cancelados e assim permanecerão até o dia em que o eleitor comparecer ao cartório para reabilitá-lo. "Cabe lembrar que em ano eleitoral, o cadastro é fechado em data fixada pelo calendário eleitoral, que neste ano ocorreu em 9 de maio, assim, os títulos cancelados poderão ser reabilitados somente após às eleições, ou seja, em novembro".
O chefe do Cartório Eleitoral revela ainda que o "período agora é de organização das tarefas para realização das eleições".

Revisão biométrica atualizou o número de eleitores em Três de Maio

FOTO: DIVULGAÇÃO





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

08/06/2018   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |
09/06/2017   |
06/05/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS