Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Ano XXX - Edição 1538
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

As cerejeiras que encantam no frio do inverno

13/07/2018 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Mudas são distribuídas pelo Horto Municipal, gratuitamente, para o plantio em passeio público. Em caso de plantio em terreno privado, há cobrança de taxa pela Secretaria de Agricultura 
Os dias de frio em Três de Maio não são todos cinzas. A chegada das temperaturas mais baixas também serve como ambiente perfeito para a floração de plantas típicas da estação. Nas principais ruas da cidade, os dias de julho têm sido mais coloridos pelas flores das cerejeiras japonesas.
As flores em tons rosados e com formas delicadas da Cerejeira do Japão chamam atenção e atraem olhares admirados. Na Avenida Uruguai, proximidades da Comunidade Evangélica São Paulo, diversas árvores florescidas dão um novo tom à paisagem. O mesmo cenário também encanta quem passa pela Rua Horizontina, proximidades do Supermercado Tem Tem, além de diversas outras ruas da cidade onde estão plantadas as cerejeiras japonesas. 
Contudo, o colorido da floração desta árvore não tem duração muito longa. As flores que agora enfeitam as ruas da cidade devem durar apenas por mais 15 ou 20 dias.

Horto Municipal já produziu 2,2 mil mudas
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente explica que a espécie é uma das escolhidas para cultivo e plantio na cidade e está contemplada no Plano Municipal de Arborização. 
A Sakura - como é conhecida em seu país de origem - tem copa e raízes que não oferecem perigo de contato com a rede elétrica e também não estragam o calçamento.
Em 2017, o Horto Municipal produziu 2.200 mudas da cerejeira japonesa, das quais cerca de mil já foram plantadas ou distribuídas para plantio pela Prefeitura.  
A secretaria informa que quando o munícipe quer mudas para plantio em passeio público, recebe estas gratuitamente. Para isso, basta ir ao Horto Municipal e fazer a retirada, quando receberá também orientações da equipe para o plantio. 
Quando o munícipe quer plantar em terreno privado, em casa, entre outros, deve ir primeiro até a Secretaria de Agricultura, pois nesse caso há custo: R$ 8,28 a muda. A secretaria fornece a guia para pagamento das mudas e depois a pessoa pode retirá-las no Horto Municipal. 

Matrizes foram plantadas por Henrique Becker Filho
Essa já é a terceira geração da espécie em Três de Maio. As matrizes (árvores-mães) foram plantadas por Henrique Becker Filho (já falecido) e familiares, na rua Horizontina, próximo ao Supermercado Tem-Tem. 
As primeiras mudas foram doadas à prefeitura e plantadas na Praça da Bandeira, nas proximidades da Estação Rodoviária e outras regiões. Neste ano, durante a Semana do Meio Ambiente mudas dessa espécie também foram plantadas.

A cor e a quantidade de flores das cerejeiras japonesas impressionam 
moradores e visitantes

FOTOS: CÍNTIA KLATT/PREFEITURA DE TRÊS DE MAIO/DIVULGAÇÃO





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

14/12/2018   |
14/12/2018   |
14/12/2018   |
14/12/2018   |
07/12/2018   |
07/12/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS