No domingo, 7, por volta das 15h30, na Avenida Santa Rosa, próximo ao Bairro Santa Rita, a guarnição da Brigada Militar fazia patrulhamento de rotina, e ao avistar dois jovens em uma motocicleta, ao tentar fazer a abordagem, eles fugiram da viatura, com direção a Bela Vista. No percurso, os homens jogaram fora um objeto na lavoura.
Cerca de um quilômetro adiante, foi realizada a abordagem do condutor da motocicleta, onde os policiais constaram que tratava-se de um foragido do Presídio Estadual de Santa Rosa. O outro, um menor de idade. Ao retornar ao local onde o foragido havia dispensado um objeto, foi encontrado o revólver calibre.38, marca Taurus, com numeração raspada, municiado com seis projéteis.
Segundo a ocorrência policial, em revista pessoal foi encontrado com o foragido um telefone celular marca Samsung, cor prata escuro e com seu irmão outro celular, também da mesma marca. Ambos disseram que os aparelhos eram deles, porém, não souberam informar o número dos telefones. Com o foragido estavam R$ 307,00. Após os trâmites legais, o foragido foi encaminhado para o Presídio. A motocicleta foi recolhida e o revólver e os telefones celulares foram apreendidos.
Já na tarde de segunda, 8, a Brigada Militar capturou elemento foragido do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santo Ângelo. A guarnição fazia patrulhamento de rotina, quando localizou o jovem de 18 anos, no Bairro Esperança. O jovem quando menor de idade cometeu vários delitos e evadiu da Case, onde cumpria medidas socioeducativas. O rapaz foi apresentado na Delegacia de Polícia de Três de Maio.