Quarta-feira, 13 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1583
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Dois anos atuando na prevenção ao suicídio e pela valorização da vida

01/02/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Em 2018, posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Três de Maio recebeu 7.321 ligações, de todo o país
"A soma do meu, do teu, do nosso tempo, pode ser o que fará a diferença para que a vida tenha força para permanecer e se manifestar em toda sua plenitude." Com esta proposta, o posto local do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Três de Maio comemorou, na quarta-feira - dia 30 de janeiro - dois anos de atividades, ou como definem os voluntários, "dois anos de apoio emocional" para quem precisa.
Em Três de Maio, o CVV atua na prevenção ao suicídio e pela valorização da vida, recebendo ligações, gratuitas e sob sigilo, pelo fone 188, 24 horas. Ele faz parte de um universo de 107 postos e 2.700 voluntários em todo o país, que realizam mais de 2 milhões de atendimentos no ano.
Atuando em uma sala cedida pelo Hospital São Vicente de Paulo, o posto local recebeu, em 2018, um total de 7.321 ligações, das mais diversas cidades brasileiras. O serviço conta atualmente com 11 voluntários plantonistas e sete de apoio. É mantido pelo Navit - Núcleo de Apoio à Vida de Três de Maio. O município é o único da região a ter um posto do CVV. 
A coordenadora local do posto, Cláudia Regina Demo destaca que o atendimento não é presencial, mas somente pelo telefone. Para ela, o trabalho dos voluntários é fundamental, pois são eles que dedicam o seu tempo e, sem preconceito ou julgamento, se colocam à disposição de quem precisa desabafar, procurando alívio para seu sofrimento e angústia. "Que cada dia possamos estar mais fortes e unidos, para caminhar juntos muitos anos, com a certeza de que, tudo que fazemos têm um sentido muito maior desse que hoje podemos perceber", destaca.
São apoiadores do CVV Três de Maio o HSVP, ACI/Sindilojas, Escritório Contábil Ullmann, Câmara de Vereadores; Prefeitura, Navit, imprensa, amigos e parceiros.

Metas para 2019
Cláudia explica que o CVV, além dos atendimentos através do fone 188, também traz a proposta de "Valorização da Vida com o CVV Comunidade", com palestras nas escolas e, pretende criar o "CVV GASS - Grupo de  Apoio  aos Sobreviventes do Suicídio". 
A criação desse grupo de apoio será possível assim que o CVV tiver sua sede própria, que será construída juntamente com as entidades Asdevi (Associação de Deficientes Visuais de Três de Maio), Atredef (Associação Tresmaiense de Deficientes) e Avibepar (Associação Viver Bem com Parkinson). As obras devem iniciar ainda este ano, em uma área cedida pela prefeitura, no Bairro Oriental, ao lado da sede da Subseção da OAB local. "Com esse projeto, teremos como ampliar a colaboração para com essa parcela da sociedade afetada de forma tão drástica pelo suicídio." 

Curso para voluntários
Em dezembro, o Navit elegeu a nova diretoria, com gestão para 2019-2020, tendo como presidente Jacira Taborda. E, ainda, fazendo parte do planejamento do CVV deste ano, a partir do dia 7 de março, o CVV estará realizando curso para seleção de voluntários, sempre as quintas-feiras, na ACI/Sindilojas, das 19h até 22h30min. A duração é até 9 de maio. Informações pelo fone 9 9909-3258.

Posto do CVV Três de Maio (fone 188), funciona em sala cedida pelo HSVP 

Diretoria do Navit, coordenadores do CVV e voluntários do posto de atendimento

Diretoria do Navit 2019-2020
- Presidente: Jacira Taborda
Vice: Tânia Bernardi
- Secretária: Micheli Kleyn
- 2ª Secretária: Marlene Binicheski
- Tesoureira: Márcia Krügel
- Vice: Diogo Springer

Conselho Fiscal:
- Marilene Pires
- Bianca Flores
- Hugo Prestes
- Suplentes:
- Micheli Kaiser
- Cláudia Demo
- Valmir Pipper 

- Coordenadora do posto CVV de Três de Maio: Cláudia Regina Demo
- Vice: Diogo Luciano Springer




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

08/11/2019   |
08/11/2019   |
08/11/2019   |
01/11/2019   |
01/11/2019   |
25/10/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS