Quinta-feira, 29 de junho de 2017
Ano XXIX - Edição 1462
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

O maior vestibular da história da Setrem

07/12/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Um crescimento de mais de 12% no número de candidatos inscritos e uma diminuição no número de abstenções fez do Vestibular 2013 da Setrem, o maior da história da instituição. 
Foram mais de 750 inscritos, contra os 651 do vestibular passado; e uma abstenção de 5%, contra 8,2% do processo seletivo anterior.
A instituição disponibilizou 440 vagas em nove cursos de graduação: Administração, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Design de Moda e Redes de Computadores. 
Novamente, os cursos mais concorridos foram Agronomia, Engenharia da Produção e Administração. Agronomia teve 135 inscritos, para 50 vagas, ou seja,   2,7 candidatos/vaga, seguido pela Engenharia da Produção com 1,74 candidato/vaga e Administração, 1,56 candidato/vaga.
Os três melhores desempenhos na classificação geral do vestibular foram ocupados por mulheres: Caroline Beatriz Fucks Darui, do Colégio Rui Barbosa de Giruá; Angélica Pertile da Silva, da Setrem; e Berthieli Aparecida Menegat, do Colégio L´Hermitage Dom Hermeto.
O período de matrículas se encerrou quarta-feira, dia 5. Os suplentes começaram a ser chamados ontem. 


Projetos futuros
Para o vice-diretor de Ensino Superior da Setrem, Sandro Ergang é importante destacar a relação de crescimento que o vestibular da Setrem apresenta ao longo dos últimos anos. "A cada ano conseguimos superar o número de inscritos, mesmo quando não temos novos cursos sendo oferecidos. A nossa avaliação do processo seletivo é a melhor possível. Estamos bastante satisfeitos com o resultado.  Embora,  tenhamos alguns poucos cursos que não preencheram vagas, mas avaliamos que isto também faz parte do processo na sua complexidade."
Conforme Sandro, a Faculdade Três de Maio tem conquistando no decorrer da última década, resultados significativos no que se refere a qualidade do ensino da pesquisa e da extensão e é justamente neste item que instituição tem mostrado seu diferencial, através das práticas profissionais característica diferenciadora nos nove cursos de graduação. "É preciso evidenciar também que a infraestrutura que se oferece para o Ensino Superior na Faculdade Três de Maio é de alta qualidade, comparativamente a média das faculdades privadas do Estado e do país".
O vice-diretor revela que o próximo desafio é tentar credenciar a Faculdade como Centro Universitário. "As exigências para este credenciamento por parte do Ministério da Educação são grandes. Estamos constantemente avaliando e reavaliando a viabilidade e sustentabilidade para instituição ingressar com este pedido, em caso contrário, poderemos continuar com a perspectiva de crescimento institucional, sem mudança no status universitário".
A instituição tem projetos para oferecer novos cursos no futuro. "Por enquanto são apenas projetos, que vão obedecer os trâmites legais. Não temos como definir em quanto tempo poderá acontecer, pois dependemos de análises de viabilidade técnica, financeira e mercadológica. Também estamos constantemente sondando o mercado e as tendências no cenário educacional. É preciso uma dose de cautela, para que possamos continuar a oferecer cursos com a qualidade habitual que faz da Setrem uma instituição reconhecida, sólida e estável."

Universidades da região já realizaram provas
A Faculdade de Horizontina (Fahor) realizou o vestibular na manhã de sábado, no Campus Arnoldo Schneider em Horizontina. Neste processo seletivo, a instituição ofereceu 150 vagas no total, sendo 50 para cada curso - Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Ciências Econômicas. A prova foi composta por 34 questões objetivas, além da redação.
No domingo, foi a vez do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (Iesa) realizar a prova, com a participação de 1.181 candidatos, disputando 643 vagas em seis cursos. A abstenção foi de 12%. O curso de Direito - tradicionalmente o mais concorrido da instituição, teve mais de 3,0 candidatos por vaga. A prova única teve 30 questões objetivas e redação sobre o tema Saúde: Responsabilidades e Consequências.
A Unijuí (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) também realizou o vestibular no domingo.
Na  URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), foram 1.475 para 1.005 vagas, distribuídas em 20 cursos de graduação. A prova foi composta por 42 questões de várias áreas de conhecimento, e redação, que teve como tema duas opções: "A construção da cidadania no cotidiano: Entre direitos e deveres" e "Preconceito: Violação dos direitos humanos".

Vestibular Agendado na Unopar 
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2013 nos polos da Unopar, entre eles, no polo do Dinâmico/Unopar de Três de Maio, ou pelo site: www.unopar.br . A prova de redação pode ser feita no dia e horário de sua preferência. São oferecidos os cursos de bacharelados e licenciaturas em Administração; Ciências Contábeis; Serviço Social; Pedagogia; Ciências Biológicas; Geografia; História; Letras e Matemática. Também são disponibilizados 10 cursos superiores de tecnologia. Outras informações pelo fone 3535-2630 no Dinâmico/Unopar de Três de Maio.

Na Fema, seleção é no dia 15
Já a Fundação Educacional Machado de Assis (Fema) de Santa Rosa realiza o processo seletivo em 15 de dezembro, às 8 horas. As inscrições para o vestibular podem ser feitas até o dia 14 de dezembro no site www.fema.com.br, na Unidade I pela parte da manhã, da tarde e da noite, e na Unidade II e III pela parte da tarde e da noite. A taxa é R$ 25,00. Nesta edição do concurso são ofertadas 316 vagas nos cursos de Administração; Ciências Contábeis; Direito; Serviço Social; Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação. Outras informações pelos fones (55) 3512-5747 ou (55) 3511-3800.


Estudante de 16 anos, conquista primeiro lugar na classificação geral
Caroline Beatriz Fucks Darui, 16 anos, está concluindo o Ensino Médio no Colégio Evangélico Rui Barbosa, de Giruá. 
Ela conquistou o primeiro lugar na classificação geral do Vestibular Setrem 2013. 
A giruaense realizou pela segunda vez o vestibular na instituição. "No ano passado já havia prestado vestibular para o curso de Engenharia de Produção, apenas para testar. Este ano fiz novamente para o mesmo curso. Optei pela engenharia porque tenho afinidade com as ciências exatas, gosto muito de fazer cálculos".
Para Caroline, a prova estava bem elaborada. Das 30 questões, acertou 24. "As três opções de tema da redação eram bem interessantes, escolhi 'São as palavras escolhidas que exaltam o valor da dignidade da conversa, que valoriza a condição humana.' Tive bom desempenho na redação porque consegui expressar minha opinião e dar exemplos a respeito do tema", justifica.
A estudante já conquistou o primeiro lugar em atividades esportivas, principalmente no voleibol que é o seu esporte favorito. "E há alguns anos atrás, conquistei a segunda colocação nas Olimpíadas de Matemática da Rede Sinodal", conta.
Caroline revela que sempre gostou de estudar. "É muito importante dedicar-se aos estudos. Através deles, corro atrás do meu futuro. Estou muito feliz pela conquista". Ela também prestou vestibular em outras universidades da região, na mesma área da Engenharia.

FOTOS: ASSESSORIA SETREM/RAMONE PACHECO



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

23/09/2016   |
05/02/2016   |
04/12/2015   |
30/10/2015   |
19/06/2015   |
05/06/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS