Segunda-feira, 16 de setembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1574
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Terapia capilar

01/03/2019 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Cuidar dos cabelos é tarefa diária e nem sempre fácil. Para manter o couro cabeludo e os fios saudáveis é importante buscar orientação de especialista. Lavar ou não lavar os cabelos todos os dias? Que tipo de xampu é adequado para cada tipo de cabelo? Essas e outras dúvidas são comuns entre homens e mulheres. Para esclarecê-las, entrevistei a terapeuta capilar Danielli Dalla Vechia, que traz informações sobre como cuidar e manter a saúde dos cabelos. Ela atende no Centro da Beleza e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3535-8707. 

O que faz um terapeuta capilar?
O terapeuta capilar realiza uma análise para desvendar os motivos que causam a queda de cabelo, quebra dos fios, caspa, oleosidade, dermatites entre outras disfunções provocadas pelo estresse diário, excesso de químicas e outros hábitos cotidianos que prejudicam a saúde dos cabelos. Após o diagnóstico dos problemas capilares, o terapeuta capilar, inicia o processo de tratamento dos fios e couro cabeludo, proporcionando aos seus clientes a saúde e vitalidade dos cabelos.

Qual é o melhor tratamento?
Existem várias disfunções do cabelo e couro cabeludo, por isso cada caso deve ser avaliado por um profissional capacitado, levando em consideração suas particularidades e, somente após, poder traçar um protocolo de atendimento, para que se obtenha um resultado satisfatório.
 
É recomendável lavar os cabelos todos os dias?
Não existe um número correto ou perfeito de vezes que se deve lavar o cabelo. A frequência de lavagens depende do tipo de cabelo e couro cabeludo: cabelos secos pedem menos lavagens, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequentes, para retirar o excesso de resíduos produzidos pelo corpo ou acumulado por fatores externos.
 Já quem pratica esporte deve lavar o cabelo diariamente ou quando realizar estas atividades, para retirar o excesso de oleosidade que se acumula.
Pesquisas científicas comprovam que não há nenhum problema em lavar o cabelo todos os dias, desde que se apliquem produtos de qualidade, não utilize água muito quente (que prejudica a saúde da pele e do couro cabeludo) e sempre utilize proteção caso a maneira de secar o cabelo pós-lavagem seja utilizando secador (para diminuir os danos do calor extremo).
Como lavar corretamente os fios?
Primeiramente é fundamental dar atenção especial à temperatura da água que será utilizada. O mais adequado é optar por água morna. 
Quanto à aplicação dos produtos: Aplique o shampoo no couro cabeludo e massageie com delicadeza. Leve a espuma da raiz para as pontas evitando o atrito, ou seja, sem esfregá-las. Massageie de baixo para cima quando for lavar as pontas, enxágue e repita a operação quantas vezes julgar necessário. Retire o excesso de água com as mãos ou com a ajuda de uma toalha e aplique a máscara ou o condicionador no sentido do comprimento. Massageie por alguns segundos e enxágue abundantemente

Existe um tratamento cosmético eficiente para crescimento dos cabelos?
Sim, a linha que utilizamos são cosmecêuticos que combinados trazem muitos benefícios ao cabelo e couro cabeludo, sendo um deles o crescimento de novos fios e estabilização da queda.
É importante destacar que a linha que utilizamos os ativos são todos extraídos de plantas e, por isso, não trazem nenhum tipo de efeito colateral.

Quanto à queda de cabelo, existe tratamentos e produtos eficientes no mercado?
Sim, podemos destacar:
Extrato de alcaçuz: é um potente agente promotor de crescimento do cabelo.
Extrato de cominho preto: é responsável pelo nascimento de novos fios, pois é antioxidante e antisséptico.
Extrato de pimenta preta: contém piperina, que é muito eficaz contra a alopécia.
Extrato de bardana: facilita a circulação nos capilares sanguíneos e estimula o metabolismo do couro cabeludo.
Vitaminas do complexo B e aminoácidos: são os responsáveis em melhorar a resistência dos fios novos, para que cresçam fortes e saudáveis.

Existe um período em que o cabelo cai? 
Estima-se que todos os dias perdemos de 50 a 150 fios de cabelo - o que é absolutamente normal. É algo fisiológico, no couro cabeludo, há cabelos em diferentes estágios: alguns estão crescendo, outros estabilizados e outros devem cair.

O cabelo cai e se renova diariamente?
 Para a maioria de nós, não caem exatamente 100 fios por dia, mas passamos por épocas que caem apenas 50, 60, 70 e outras em que são descartados 150 ou 200 por dia.
Vários fatores explicam a queda de cabelo, como o processo de envelhecimento, genética, a perda e o ganho constante de peso e desequilíbrios hormonais.

O sinal de alerta não deve ser o número de cabelos que caem, mas sim a densidade de cabelo que vemos no couro cabeludo. Verificar se eles têm diminuído e olhar áreas mais vazias na cabeça.

Mas afinal, existe um padrão de beleza?
Sim, existe! Aquele te faz sorrir ao olhar no espelho! Se existe algo em você que te incomoda, faça algo para mudar, busque soluções! Mas, acima de tudo, busque a imagem que te faz feliz!
Qual a sua mensagem aos 
nossos leitores?
Vivemos em uma sociedade em que existem muitos paradoxos de beleza. Que para sermos felizes temos que nos encaixar em determinado perfil, em determinados grupos. Em uma cultura em que a opinião alheia importa muito mais do que a nossa felicidade.

Terapeuta capilar Danielli Dalla Vechia



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

26/07/2019   |
05/07/2019   |
21/06/2019   |
07/06/2019   |
31/05/2019   |
24/05/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS