Sábado, 29 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Bruxismo, Ronco e Apneia vista pela área odontológica

29/06/2012 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Neste Click uma entrevista com a Cirurgiã Dentista Katiane Chiapinotto.  Formada pela Universidade Nacional de La Plata -  Argentina, Pós-graduada em prótese dentaria pelo CEOM (extensão da Uningá de Maringá). Katiane tem aperfeiçoamento em placas intraorais de ronco e apneia. Nesta entrevista ela fala dos tratamentos e tira as principais dúvidas.

A área da odontologia vai além de cuidar dos dentes. Como você classifica as novas especialidades?
Ela vem para atender a demanda do mercado, cada vez mais descobertas e soluções. É um campo que amplia o trabalho do clínico dental, pois hoje os pacientes precisam muito mais do que um tratamento dentário especificamente.

O que é placas de ronco e apneia?
São dispositivos intraorais, confeccionados para cada paciente, o qual faz posicionar a mandíbula mais para frente, possibilitando a passagem de ar enquanto dorme. São duas placas uma posicionada na parte de cima (arcada superior) e outra posicionada na parte de baixo (arcada inferior) unidas entre si. Só pode ser confeccionada tendo a medida exata de quanto pode avançar a mandíbula para não causar nenhum dano na articulação. É simples, e o paciente se adapta muito bem.

Quais são os problemas causados pelo ronco e apneia?
O ronco a principal causa é o constrangimento ao dormir ao lado de outra pessoa, já a apneia da dor de cabeça, irritabilidade, cansaço durante o dia, sonolência diurna, dificuldade para a concentração, depressão... Além disso, pode afetar também o coração desenvolvendo arritmias, hipertensão, infarto, derrame cerebral.

Quais são os possíveis tratamentos?
Na área da odontologia o tratamento são as placas intraorais.

Em quanto tempo de tratamento é possível ver a melhora?
O paciente, que usa a placa, já na primeira noite sente a diferença ou a melhora na qualidade no sono. Mas alguns pacientes precisam do exame de polissonografia para avaliação odontológica, e usando a placa, depois de 6 meses a 1 ano se faz a segunda avaliação para ver quanto diminuiu sua apneia e seu ronco.

O que é placas de bruxismo?
Essas placas oclusais são também dispositivos intraorais, só que essa placa é uma somente, geralmente se faz na arcada superior, é dura, e a função da placa é proteger os dentes ao ranger ou apertar e descansar a musculatura.

Em que idade acontece o bruxismo?
Acontece em todas as faixas etárias e, infelizmente a maioria das vezes a pessoa não sabe que tem, e quando vem ao dentista a gente percebe e fala e a pessoa fica até surpresa com isso.

Como acontece o tratamento para o bruxismo?
Na odontologia o tratamento é a placa miorrelaxante conhecida também como placa de bruxismo.

Quais são as outras áreas de atendimento em seu consultório?
Como especialista em prótese dentária, então é o que mais faço, além de implantes (um especialista que faz no consultório), restaurações, clareamento, limpeza dentária, e o que falamos acima as placas de bruxismo e de ronco e apneia.

Quais as ponderações finais?
As pessoas devem se preocupar mais com a sua saúde bucal, porque a maioria só vai  ao dentista quando o dente  infelizmente não tem mais solução,e então acaba perdendo-o. Muitos por medo, outros porque custa caro, outros porque não tem tempo,e assim por diante.  Tomar consciência de quanto importante é um dente ou de quanta falta faz um dente em boca, e quais o problemas que podem causar se não tratado. A odontologia mudou muito, os recursos são variados, não espere.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

20/04/2017   |
13/04/2017   |
07/04/2017   |
31/03/2017   |
24/03/2017   |
17/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS