Segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Ano XXXI - Edição 1570
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

O caso do menino Bernardo: o Bernardo de Três Passos e os "Bernardos" que vivem por aí

12/04/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
O fato ocorrido com o menino Bernardo nos revela situações estarrecedoras. Nos mostra que precisamos olhar além das aparências. Ouvir além do que se ouve falar. Sentir além daquilo que sentimos superficialmente. É preciso sair de si mesmo e procurar colocar-se no lugar no outro. Muitas vezes as crianças, e até mesmo os adultos, nos transmitem sinais. Esses sinais são imperceptíveis para quem não está atento. Só nos damos conta depois que muitas desgraças acontecem.
Este alerta é para pais, professores, pedagogos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfim, para todas as pessoas que estão, ou deveriam estar, envolvidos na educação das crianças. Não só as crianças, mas também os jovens estão nos pedindo socorro, veladamente muitas vezes. Muitas instituições não estão conseguindo detectar esses sinais. E se detectam, não estão encontrando os meios e as possibilidades para agir adequadamente. 
O menino Bernardo nos ensinou muitas lições, nos deu muitos exemplos. Deixou muitos ensinamentos que precisamos conhecer melhor e aplicar em nosso dia a dia.
Que possamos aprender a maior lição que Jesus nos ensinou: o amor! A maior lição, o maior ensinamento, é amar. E Jesus só nos deixou um mandamento. Porque sabia que este era a chave para tudo: "Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei" Jo 13.34. Jesus morreu por cada um de nós, para que tenhamos vida plena e paz. Independentemente de crermos ou não. Jesus morreu por todos. Não precisamos chegar ao extremo de morrer pelos outros. Mas, precisamos sim, pensar e agir com amor. Só assim poderemos construir um mundo melhor.
Se queremos mudar o mundo, precisamos cuidar das nossas crianças. Precisamos começar pela educação. Educação é tudo. Que possamos educar com amor!
E que a morte trágica do menino Bernardo não tenha sido em vão!

Marise Beckert Dapper, professora



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

26/06/2019   |
21/06/2019   |
14/06/2019   |
07/06/2019   |
31/05/2019   |
24/05/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS