Quarta-feira, 18 de setembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1575
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Desde seu início, ecoponto recebeu 200 toneladas de bens inservíveis

07/06/2019 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Local está aberto de segunda a sexta. Porém, muitos materiais ainda continuam sendo descartados de forma incorreta nas ruas pelos moradores

Em pouco mais de um ano de funcionamento, o ecoponto da Prefeitura de Três de Maio fez a destinação correta de 200 toneladas de bens inservíveis, segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sidnei Roos. O dia 5 foi o Dia Mundial do Meio Ambiente.
No ecoponto, a população pode se desfazer de bens inservíveis como sofás, roupeiros, camas, colchões, armários, ventiladores, televisores, CPUs, monitores, geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, bem como de vidros, pilhas, baterias e óleos de frituras (armazenados em garrafas PET), todos eles materiais aos quais, posteriormente, o Município dá a destinação correta.
O local (que funciona no mesmo horário de atendimento da Prefeitura, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta) iniciou as atividades em 7 de maio do ano passado e se situa na esquina da Rua Augusto Rutzen com a Avenida Buricá.
"Antes, havia um Dia D, quando uma empresa de fora vinha e levava os materiais. Agora, temos um local permanente, que recebe materiais que muitas vezes iam parar nos nossos córregos, ruas, terrenos baldios. O ecoponto é uma referência", avalia o secretário Sidnei.

CPUs, monitores e televisores são alguns dos materiais que a comunidade pode levar ao local para posterior destinação correta

Projeto Quem Ama Cuida
Iniciada na segunda, 3, a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente será concluída nesta sexta, 7. Um dos momentos foi a divulgação, na segunda, em meios de comunicação, do projeto Quem Ama Cuida, que tem à frente a Secretaria de Desenvolvimento Social e é realizado em parceria com a pasta do Meio Ambiente.
As atividades do projeto envolvem principalmente profissionais e alunos do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e da Casa da Cidadania, e têm como objetivo geral desenvolver ações voltadas para a preservação do meio ambiente, de modo geral (por exemplo, haverá um mapeamento de locais da cidade em que há descarte irregular de lixo), e da cachoeira do Lajeado Cachoeirinha, no Bairro Carolina.
Além de visitas à cachoeira e a outros locais, bem como intervenções nestes pontos, estão previstas conversas com a comunidade do Bairro Carolina, a respeito da importância de ações de preservação do meio ambiente.

Outras atividades da Semana
Ainda dentro da programação da Semana, houve, na noite de quarta, na Câmara de Vereadores, palestra para escolas, entidades e público em geral sobre gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos e rurais, ministrada pela professora Anna Christine Ferreira Kist, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM.
Hoje, haverá limpeza de pontos de descarte incorreto de lixo no município, envolvendo alunos da Casa da Cidadania e, ainda, as secretarias de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente.
Além disso, neste sábado, 8, pela manhã, a pasta do Meio Ambiente e o LEO Clube farão o plantio de 200 mudas de árvores nativas na APP do Parque Empresarial Três de Maio II.
"Sempre digo que é preciso haver sustentabilidade. É evidente que tem que se atender ao econômico, que é o primeiro requisito para a continuidade de uma empresa ou de uma propriedade rural, e tem que se atender ao social, no sentido de inserção social, mas também não podemos deixar de lado o ambiental. É um tripé, e, se nós deixarmos uma questão de lado, não vai haver sustentabilidade", ressalta o secretário Sidnei.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/09/2019   |
13/09/2019   |
13/09/2019   |
13/09/2019   |
09/09/2019   |
06/09/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS