Sábado, 19 de janeiro de 2019
Ano XXX - Edição 1541
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

14/12/2012 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO  -  E A FAMÍLIA DE NAZARÉ?  - Lembro aquela família humilde de Nazaré. Apenas três pessoas: José, Maria e o Menino Jesus. Ao que parece, seria o modelo bíblico que serviria para a humanidade. Ao longo do tempo, constituíram-se muitas boas e numerosas famílias. Os antigos casais criavam 14, 15 e até 20 filhos. E só a morte os separava. Uma vida conjugal de 50, 60 e até 70 anos. O tempo e as dificuldades econômicas, talvez, reduziram o número de filhos e as estatísticas indicam, hoje, 1,7 nascituros no Rio Grande do Sul por casal. É a queda brusca de nascimentos de herdeiros. Mas também entra nesta história a desintegração da família. Casais que se unem, mas não duram. São duas, três e mais uniões sem sucesso. O que estaria acontecendo? Aquele modelo de Nazaré não serve mais?
"NA POLÍTICA QUEM TEM RANCOR, NÃO TEM ESPAÇO".
"SERÁ QUE  VAI HAVER  LUGAR NAS CADEIAS  PARA PRENDER TANTOS CORRUPTOS?" Uma boa pergunta.
INADIMPLÊNCIA: Nem tudo que brilha é ouro, diz o velho ditado. Existem queixas reiteradas de que é elevado o número de contribuintes que negligenciam o pagamento das contas contraídas. Obviamente, o financiamento alicia as pessoas:  24 meses de prazo, ou até mais. Só que muitos não fazem as contas, quando compram, se há fôlego para aguentar os 24 meses, os 60 meses de prazo. Até gente boa deixa de saldar eventuais compromissos.
MALHA FINA  -  Foi elevado o número dos que caíram na malha fina do imposto de renda: foram 616 mil os contribuintes que  caíram na malha fina em 2012. Quer dizer, sempre tem os ligeiros que querem passar a perna no fisco.
PROJEÇÕES  - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não é de agora que faz previsões otimistas e até mirabolantes sobre o sucesso da nossa economia. Só que neste ano ele errou feio: prenunciava o crescimento do PIB entre 4% e 4,5%. Mas estamos chegando ao fim de 2012 e o PIB deste ano poderá ficar abaixo de 1%. Errou feio, pois, o glorioso Mantega. Tanto assim que uma das mais importantes revistas de economia do mundo, The Economist, da Inglaterra, pediu que Mantega fosse exonerado. Só que a presidente Dilma o defendeu com unhas e dentes. Vejam só!
QUE MAU EXEMPLO: A presidente Cristina Kirchner, da Argentina, quer terminar com a imprensa livre naquele país. Imaginem se a moda pega! Quem está no governo não gosta da imprensa livre que critíca e publica matérias comprometedoras.
QUE TAL! -  A Gisele Bündchen ficou mãe pela segunda vez. A übermodel, como gostam de chamar a beldade de Horizontina, teve uma menina, batizada com o nome de Vivian Lake. Gisele é casada com o jogador de futebol americano, Tom Brady, com quem já tem Benjamim de 2 anos. Um belo presente de Natal!
CHOVE OU NÃO CHOVE? - É o que perguntam os produtores rurais. Eles querem saber se neste verão vai chover normalmente. Há notícias contraditórias: alguns afirmam que vai chover normalmente neste verão, apesar de não haver a influência do El Niño ou do La Niña, e outros afirmam que haverá novamente chuva abaixo da média. Mas existem previsões de supersafra. E os economistas garantem que as cotações das commodities vão continuar altas. Tudo são expectativas neste início de verão.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/01/2019   |
11/01/2019   |
21/12/2018   |
14/12/2018   |
14/12/2018   |
07/12/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS