Terça-feira, 21 de maio de 2019
Ano XXX - Edição 1558
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

25/01/2013 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO  - ANTIPATIA - Etimologicamente falando, a palavra ANTIPATIA significa sentimento contrário - a origem é grega: anti - contrário e patos -  sentimento. Este sentimento contrário, ao que parece, é natural. As pessoas por nada, ou por qualquer coisa, não se topam. Por isso, se xingam, se destratam e até se ofendem. Mas também pode ser por alguma coisa. A diferença política pode ser um dos motivos. É quase a mesma coisa do que não topar alguém porque torce por um clube que não o dele. São motivos, digamos, muito pequenos para diatribes. Motivos fúteis. Com um pouco de bom senso daria para passar por cima. Não daria? É que este tipo de antipatia não resolve. Fechar a cara, não cumprimentar, ralhar e fazer conversa fiada e até ofender por tão pouco, não vai a lugar algum. Seria bom jogar um pouco de água fria em cima desse tipo de comportamento humano. E a vida seria bem mais palatável.

INFLAÇÃO ALTA - A sensação que se tem é que a inflação está em alta. Os preços dos principais produtos de consumo estão em alta vertiginosa, bem como os serviços. Só que a inflação oficial em 2012 pelo INPC teria atingido 5,84%. Já para 2013, a previsão é inflação para cima: acima de 6%.

FELIZ É ESPELHO - A cidade de Feliz tem apenas 0,9% de analfabetos e passou do sétimo para o primeiro lugar em seis anos. O município tem em torno de 12 mil habitantes. Lá aprendi a ler.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS, ATENÇÃO! - No dia 1º de março inicia o recadastramento de aposentados e pensionistas do INSS. Os aposentados e pensionistas têm que comparecer nas agências bancárias indicadas para atualização cadastral, no mês de aniversário, como, aliás, fazem os servidores estaduais aposentados. Cada ano o aposentado precisa provar que ainda está vivo.

AUMENTOS - 2013 vem aí com aumentos: a gasolina pode aumentar 7%. O óleo diesel também terá seu aumento. As escolas particulares também querem majoração de 8%. Vai doer no bolso da classe média. A equipe econômica vai ter muito trabalho para frear a inflação neste ano.

CADÊ A COERÊNCIA? - Existe ameaça de apagão e mesmo assim o governo anuncia que a energia vai baratear. Interessante, quando há carestia de milho ou soja, o preço aumenta. Quem sabe, está se descobrindo um jeito de produzir energia mais barata.

CHIADEIRA COM OU SEM RAZÃO?  - Existe pelo País afora muita chiadeira pela péssima qualidade dos serviços prestados. Se é forte a grita pela falta de mão de obra qualificada. Por outro lado, há um exército de pessoas buscando emprego. O que está acontecendo?

O POVO PRECISA SEGURANÇA - Vejam só os gastos dos brasileiros com sistemas eletrônicos de segurança, através do monitoramento de câmeras: atingiram, no ano passado, o recorde de 2 bilhões de dólares. Não há nenhum exagero, quando se fala que a segurança atualmente é prioridade.

BRASIL IMPORTA FEIJÃO - O Brasil, grande consumidor de feijão, devia ser autossuficiente na produção da commodity. Mas como não consegue produzir o suficiente para o consumo, importa da Argentina e até da China, que, no ano passado se tornou o maior exportador para o nosso País.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

17/05/2019   |
10/05/2019   |
04/05/2019   |
26/04/2019   |
12/04/2019   |
05/04/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS