Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1487
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Tragédia em Santa Maria

01/02/2013 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
No último sábado, para amanhecer o dia 27, o Rio Grande do Sul chorou... O mundo chorou...
Peço licença aos meus leitores, mas nesta semana, a nossa coluna será diferente, não tem como não ser. Não tem como ficarmos inertes à dor e a tragédia que aconteceu na Boate Kiss de Santa Maria. Amigos, familiares e principalmente pais, buscam força para entender e aceitar a perda prematura de seus filhos queridos...
Os filhos crescem e querem voar; festas, boates, casas noturnas e baladas fazem parte da juventude. É o ciclo, são momentos...
Quem é mãe, assim como eu, sabe que toda vez que nossos filhos saem, a preocupação toma conta, somos tomadas pela ansiedade e angústia.
Quando escutamos o barulho da chave na fechadura da porta da casa e eles enfim estão em casa, ufa! É o momento de agradecer e dormir.
Mas, quando não chegam? Quando não voltam nunca mais?
 O que pode? Onde ir? Que horas voltam? Com quem estão? Onde estão é seguro?
Bebidas alcoólicas, drogas, trânsito, brigas, assalto, fogo... Quanta violência. Insegurança, negligência, cautela...
Tirar lições desta e tantas outras tragédias... Mas como tirar lições?
Quem quer tirar lição disso? Sim, teve muita solidariedade, uma comoção total nestes momentos, cada um ajuda com o seu melhor, pois basta estar vivo para sentir esta terrível dor. Não entro no mérito das sequências de negligências da boate Kiss, isso não compete a mim, isso é para a perícia,
polícia e justiça... A de ter uma lei para punir...
Estas tantas vidas que se foram, não voltam. Um pouco de cada pai, de cada mãe, cada irmão, cada amigo, ao enterrar seu ente querido, morreu também...
Por que as coisas precisam ser assim?  Meus Deus! "Proteja os meus filhos, proteja todos os filhos, proteja nossos jovens". Minhas orações por todas as famílias!



Segurança no Armazém Liquid de Três de Maio


Com o intuito de esclarecer sobre a segurança que o Armazém Liquid de Três de Maio oferece a seus frequentadores, entrevistamos seus proprietários, Graziele Guidolin Silveira e Mateus Caraffa Casali, para nos informarmos sobre as condições que a casa noturna proporciona nas noites de festa.

Alvará de funcionamento:
Todos os alvarás de funcionamento estão em dia.

Tratamento acústico: Não possuímos nenhum tratamento acústico, toda casa é feita com paredes de tijolos, maciços e duplos. Ou seja, em nossa casa não há nenhum tipo de espuma acústica.

Extintores de incêndio:
Existem em vários pontos da casa, conforme a lei exige.

Saídas de emergência (rota de fuga): A casa disponibiliza três saídas de emergência sinalizadas e barra anti-pânico, corredores largos, para funcionarem como rota de fuga.

Sistem de funcionamento do pagamento da comanda: não trabalhamos com comandas, apenas com fichas, onde as pessoas tem total liberdade de saírem a hora que desejarem.

Treinamento e qualificação dos funcionários: nossos seguranças são treinados pela GSVG;  já os colaboradores mais antigos conhecem todo o funcionamento da casa e para os novos vamos dar as devidas informações quanto as saídas de emergência caso ocorra qualquer situação de perigo para que possam orientar as pessoas a evacuar a casa.

Em termos de segurança aos frequentadores o que mais a casa oferece:  temos um sistema de renovação de ar a cada cinco minutos, um investimento feito desde abertura da casa, principalmente na época era permitido fumar em ambientes fechados. Esta exaustão retira toda fumaça do ambiente e o calor e a aspiração renova o ar a cada cinco minutos.

Quanto a corredores largos: a casa ofece escadaria larga, gerador de energia elétrica,  os corrimões das escadas são pintados de vermelho como a lei exige, e a luzes de emergência. Toda parte elétrica do armazém  foi desenvolvida por um engenheiro e os cabos são todos Pirelli anti chamas; a rede é toda balanceada e possui disjuntores para cada equipamento  e exaustores nos banheiros.

Em função da tragédia em Santa Maria, o que muda  no Armazém  Liquid para proporcionar maior segurança para seus frequentadores? iremos instalar alarme de incêndio; vídeo educativo como funcionam em aviões, para mostrar as pessoas as saídas de emergência e a maneira mais segura de evacuar a casa em caso de emergência; 10 faróis de leds com bateria independente, caso ocorra  pane na energia elétrica, e o gerador não possa entrar em funcionamento teremos esta terceira opção.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

08/12/2017   |
01/12/2017   |
24/11/2017   |
17/11/2017   |
10/11/2017   |
03/11/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS