Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1487
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Sesc - Servindo Você - Edson de Campos

08/02/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Sr. Edson Flores de Campos, Gerente da Unidade Operacional - SESC Santa Rosa. Ousado, competente e muito determinado, ele tira as principais dúvidas e fala sobre os benefícios que o SESC oferece para seus usuários.

Qual o papel do Sesc na comunidade?
O Sesc-RS, entidade pertencente ao Sistema Fecomércio tem como objetivo principal, a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, que abrange de forma direta toda a comunidade.

De que forma o Sesc define suas áreas de atuação (educação, cultura, saúde, lazer e assistência)?
Definimos as ações através do vocacionamento das unidades e diretrizes da entidade. Algumas ações são realizadas em parcerias com prefeituras e sindicatos (Sindilojas).

Quais os municípios de abrangências da unidade do Sesc de Santa Rosa?
36 cidades: Porto Xavier, Porto Vera Cruz, Porto Lucena, Alecrim, Cândido Godói, Campina das Missões, São Paulo das Missões, Santo Cristo, Santa Rosa, Tuparendi, Tucunduva, Porto Mauá, Dr. Mauricio Cardoso, Novo Machado, Independência, Três de Maio, Horizontina, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Humaitá, Sede Nova, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Tirandentes do Sul, Redentora, Tenente Portela, Três Passos, Derrubadas, Vista Gaúcha, Esperança do Sul, Barra do Guarita, São Martinho, São Valério do Sul.

Quais as maiores demandas da unidade?
Na área de lazer, temos a academia que é muito procurada (musculação, ginástica e pilates), tendo como foco exclusivo, os comerciários. Além disso, organizamos campeonatos esportivos na região em parceria com as secretarias de esporte dos municípios. Um dos eventos, em que estamos presentes em todas as cidades é o Dia do Desafio, que se realiza todos os anos, na última quarta-feira de maio. A recreação (com gincanas empresariais e parque de brinquedos infláveis) também tem uma procura significativa. Temos ainda o Turismo Social, com uma particularidade para as Férias Imperdíveis (Porto Alegre, Gramado e Torres) e Temporada de Férias.
Na área de educação possuímos uma escola de Educação Infantil com 60 crianças em turno integral. A escola é gratuita e exclusiva para filhos de comerciários com renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Na área de saúde temos 25 cidades, de nossa área, que participam do Programa Sorrindo para o Futuro, onde entregamos gratuitamente escova de dentes, creme dental, fio dental, flúor e cartilhas para orientação para a saúde bucal. Este material é distribuído para os alunos das escolas municipais (até a quarta série).
Na área cultural, com os programas Rio Grande no Palco, Sesc Música, Palco Giratório, Sonora Brasil e Desenvolvimento Artístico e Cultural conseguimos trazer, teatro, música, oficinas, exposições de artes plásticas e mostras didáticas para a região.

Quem pode desfrutar dos serviços do Sesc de Santa Rosa?
A prioridade de atendimento é para trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Alguns produtos podem ser utilizados pelos empresários do comércio e pela comunidade em geral.

Como proceder para obter as carteirinhas?
O comerciário comparece na Unidade do Sesc apresentando carteira de trabalho, CPF, Carteira de Identidade, último comprovante de salário e comprovante de endereço. O cartão é confeccionado na hora e não tem custo para o comerciário e seus dependentes.
Da mesma forma o empresário do comércio de bens, serviços e turismo, deve apresentar uma cópia do contrato social, CPF, Carteira de Identidade e comprovante de endereço.

Quais os benefícios?
O comerciário, portador do cartão Sesc/Senac, tem a sua disposição:
- Rede de hotéis em todo o país. No RS, sao três hotéis do (Torres, Gramando e Porto Alegre), além de hotéis conveniados com diárias diferenciadas;
- Pacotes turísticos com valores diferenciados;
- Na Unidade Operacional em Santa Rosa, temos uma academia (exclusivo para comerciários com musculação, ginástica, pilates) que hoje atende mais de 700 alunos com preço diferenciado;
- Acesso aos eventos culturais, no RS, com preços diferenciados;
- Eventos esportivos, no RS, exclusivo para comerciários.

Quanto aos shows, espetáculos, como acontece as escolhas para a nossa região?

Na programação anual, se define as atividades culturais e cidades que receberão os eventos. Leva-se em conta a disponibilidade de locais para realização destes eventos (auditórios, teatros, salas, praças, etc...). No decorrer do ano pode ocorrer de inserirmos eventos e cidades no roteiro. Temos eventos gratuitos (Cinema de Rua e Teatro de Rua) e eventos pagos que são programados de acordo com a agenda estadual. Nos eventos pagos, os valores para o comerciário portador do cartão Sesc é diferenciado. Normalmente são espetáculos que circulam em todo os Estado do RS.

Quanto à participação da comunidade em geral nos espetáculos, o que você pode falar sobre isso?

O nosso objetivo, com as atividades culturais, é fazer com que as comunidades tenham acesso a eventos (teatro, música, cinema e exposições) que somente poderiam apreciar em grandes centros. Mensalmente recebemos em nosso teatro em Santa Rosa espetáculos de altíssima qualidade e na medida do possível levamos alguns destes para a nossa região de abrangência.
A participação do público melhorou muito nos últimos anos, mas ainda temos que superar barreiras. Uma delas é a de que as pessoas acreditam que teatro é somente comédia e que música boa é aquela que somente toca nas rádios. Existe uma gama de opções culturais que oferecemos e divulgamos aos comerciários e comunidade em geral. Quem participa de nossos eventos sai com um gostinho de "quero mais".

Quais as ponderações finais aos nossos leitores?
Venham conhecer nossa instituição e o que temos a oferecer aos comerciários da região. Estamos à disposição pelo site www.sesc-rs.com.br e pelos fones 55 3512-6044 e 3512-6892.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

08/12/2017   |
01/12/2017   |
24/11/2017   |
17/11/2017   |
10/11/2017   |
03/11/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS