Sábado, 29 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Gravidez: Mitos e verdades

06/07/2012 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Nesta edição, uma entrevista com o renomado e competente médico Gilvane Dahmer, formado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas e Ginecologista e Obstetra pela Universidade Federal de Pelotas.  Residindo em Três de Maio há um ano e meio, atua na área de ginecologia e obstetria na Clínica São Vicente e no Hospital São Vicente de Paulo.

Quais os mitos mais frequentes durante a gravidez?
- Azia significa que o bebê é cabeludo.
- Depois de uma cesárea, não se pode mais fazer parto normal.
- É arriscado fazer sexo durante a gravidez porque o
pênis incomoda o bebê.
- A mudança da Lua influencia o parto.
- O formato da barriga indica o sexo do bebê: barriga pontuda é menino e barriga larga é menina.
- Grávidas sentem mais calor.
- A mulher deve comer bastante canja e canjica e beber cerveja escura para ter mais leite.
- Se a mãe não comer o que deseja, a criança vai nascer
com a cara do desejo.
-As grávidas precisam comer por dois.

Mulheres grávidas podem tingir o cabelo?
No primeiro trimestre não está recomendado tingir os cabelos, depois deste período o ideal é optar por tonalizantes ou produtos sem presença de chumbo e amônia na fórmula. Tratamentos como alisamentos e escovas sem formol também podem ser feitos a partir deste período.

O que fazer para evitar os desconfortáveis enjoos matinais durante a gravidez?
Este desconforto é mais frequente até as 14 semanas de idade gestacional, após esse período acorre com menor frequência. Além das medicações que temos disponíveis para este transtorno uma dica boa é comer mais vezes em menor quantidade.

Como ter uma gravidez tranquila e saudável?
Geralmente oriento minhas pacientes há evitar os exageros de tudo, como por exemplo: exercícios físicos, comida, bebida, trabalho...
 
O que fazer quando os mamilos inflamam no período da amamentação?
Isto é uma queixa bastante comum em consultório principalmente no inverno, para isto existem medicações especificas. Como orientação para prevenir que isso aconteça à limpeza do seio deve ser feita somente com água, sem sabonete. Hoje há protetores de silicone que agem como emolientes e são muito úteis para evitar rachadura dos mamilos.

Existe leite materno fraco?
Não, se a mãe produz leite este é o leite adequado para o bebê, deve-se estimular as mamadas para aumentar a produção gradativamente.

Qual a importância da prevenção das DSTs e como fazê-la.
As DSTs são doenças que podem trazer vários problemas e transtornos para gestante e para o bebê, por isso é necessário fazer uma consulta pré-concepcional para fazermos exames nos quais podemos descobrir e tratar a doença antes da gestação, a camisinha também é um método eficaz para prevenir a maioria das DSTs. 

Como a mulher pode detectar estas doenças...
Através de exame de sangue do preventivo (citopatológico) do colo uterino e da secreções vaginais.


Quanto à saúde da mulher, (aparelho reprodutor feminino), quais os problemas mais frequentes (prevenção e tratamento).
Dentre os problemas mais frequentes podemos citar a leucorréia(corrimento),a irregularidade menstrual e a TPM.

Quanto aos anticoncepcionais, quais os mais indicados.
Atualmente existem mais de 150 nomes comerciais de anticoncepcionais orais, além desses existem outros métodos também como: anel vaginal, DIU, adesivos transdérmicos, diafragma, camisinha entre outros, então diante desta quantidade de métodos precisamos fazer uma avaliação minuciosa de cada paciente para depois indicar o método, ou seja, o que pode ser bom para uma não pode ser bom para outra.

E quanto à pílula do dia seguinte, ela é eficaz...
É um método anticontraceptivo de emergência para ser usado quando ocorreu algo na relação que justifique o uso, como por exemplo, rompimento do preservativo masculino ou feminino ou em casos de estupro, sabemos que ele não é 100% eficaz, mas pode prevenir um gestação indesejada na maioria dos casos.

Qual sua mensagem final...
Primeiramente gostaria de agradecer a você Yara Lampert pela oportunidade de participar deste quadro, e dizer que atualmente existem muitos métodos e exames preventivos para serem feitos e que estes podem diagnosticar uma doença precocemente e ser tratada, muitas vezes sem deixar nenhuma sequela, assim podemos dizer que a prevenção é a melhor terapia.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

20/04/2017   |
13/04/2017   |
07/04/2017   |
31/03/2017   |
24/03/2017   |
17/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS