Sábado, 21 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Entrevista - Volta às aulas

18/02/2013 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
É na escola que passamos a maior parte da nossa vida, por isso, a necessidade de ter um ambiente lúdico, criativo, e agradável, propício para a construção do aprendizado, do conhecimento e do desenvolvimento do indivíduo no seu todo. Com o início do ano letivo, vem à expectativa dos pais e principalmente dos estudantes quanto ao primeiro dia de aula. O que será que vai ter na escola? O que vai acontecer? Como serão os professores? Os colegas? Vai ter brincadeira, gincana, ou vamos direto para a sala de aula? Enfim, dúvidas e ansiedades. Considerando tudo isso, surge a necessidade cada vez maior de tornar esse ambiente o mais legal e o mais seleto possível. Com esse enfoque, a coluna entrevistou duas gestoras escolares e o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Três de Maio. Afinal as férias acabaram e as aulas já estão recomeçando...





A secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto está finalizando os preparativos para o início do ano letivo de 2013. Os trabalhos estão concentrados na limpeza, pequenos reparos e organização das escolas e no fechamento do quadro de pessoal. Hoje, dia 15, acontece a reunião com a equipe da secretaria de Educação e Equipes Diretivas das Escolas para o planejamento e definição dos projetos a serem desenvolvidos.
No dia 18 de fevereiro, às 13h30min junto ao auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn será realizada a abertura oficial do ano letivo em uma reunião com todos os professores e servidores vinculados à secretaria de Educação, inclusive motoristas do transporte escolar, com a fala do Secretário de Educação Ernani Moreira Rehn e vice-prefeita Eliane Zucatto Fischer. Após teremos a participação do Corpo de Bombeiros que farão algumas explanações sobre o uso de equipamentos de segurança e prevenção de incêndios e na sequência a palestra "Profissão Educador: Desafios e Habilidades na construção da Excelência Humana" com a senhora Maria Odila Taborda.
Na terça-feira as Equipes Diretivas realizam reuniões internas nas respectivas escolas e organizam juntamente com os professores a recepção dos alunos, sendo que nas escolas municipais de Educação Infantil as aulas iniciam no dia 20 e Nas escolas municipais de Ensino Fundamental no dia 21 de fevereiro.
O secretário Ernani Moreira Rehn deseja que todos os professores e funcionários retornem com entusiasmo para um ano de muito sucesso na educação da rede municipal de ensino.
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.







O Colégio L'Hermitage Dom Hermeto inicia suas atividades letivas no dia 18 de fevereiro. Integrada à Rede Católica de Educação, este ano, a escola intensifica sua ação pedagógica na promoção do conhecimento com foco em resultados, aliado também à promoção dos valores e a formação integral do estudante.  A acolhida dos alunos, no primeiro dia, é sempre uma expectativa, por isso, a instituição está organizando, com muito carinho, a chegada dos estudantes para mais uma caminhada letiva trazendo presente todas as ações que serão dinamizadas pela escola, durante o ano, um destaque especial à Jornada Mundial da Juventude, da qual, como instituição educacional, participaremos. Como novidades em 2013, temos a continuidade da ampliação da oferta da Educação Infantil acolhendo crianças desde o Berçário; a ampliação da carga horária do Ensino Fundamental/Séries Finais; a aquisição de recursos tecnológicos como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem; a revitalização do espaço interno da escola com a pintura das quadras e jardinagem e o ingresso de novos profissionais da área da Educação, compondo nosso corpo docente. Nossa escola abre o ano de 2013 com a certeza de que o que sonhamos ser um dia depende do que vivemos hoje. O futuro se constroi no presente, com valores e conhecimento. Assim é o Colégio Dom Hermeto, um espaço de acolhida, aprendizagem e crescimento humano.
Lusiane Cristina Ziemann Tolomini
Diretora do Colégio L'Hermitage Dom Hermeto








Depois de planejar com a equipe gestora, professores e os funcionários como será o ano na nossa escola, foram organizados os detalhes que farão com que os alunos se sintam acolhidos e fortaleçam os laços afetivos com a escola - condição importante para que a aprendizagem aconteça. É importante que os estudantes notem que houve preparo para o momento de recebê-los, o fundamental nos primeiros dias é criar um ambiente de acolhida.
Neste ano as atividades que serão realizadas nos diferentes níveis vão ao encontro do "PERTENCIMENTO", para que cada estudante seja veterano ou novo se sinta pertencente ao espaço escolar.
Considerando as especificidades dos alunos, já foram realizadas reunião de pais das séries iniciais e no primeiro dia de aula a sugestão é que professores e funcionários fiquem no portão para cumprimentar/receber não somente os alunos, mas também os pais que costumam acompanhar os filhos à escola.
O início do ano letivo é um marco na vida escolar dos alunos, portanto é necessário considerar algumas características específicas para esta faixa etária, tais como, idade e familiaridade com o ambiente escolar, então serão realizadas atividades diversas de acordo com os níveis e também posteriormente serão apresentados questões relacionadas ao ensino e a aprendizagem como rotina dos primeiros dias de aula; objetivos de ensino e de aprendizagem e expectativas de aprendizagem, além da escolha dos "anjos- tutores";  que são colegas da turma que já estudam na escola há mais tempo e irão mostrar ao (s) novato (s) todos os departamentos, além de acompanhar e orientar em relação aos procedimentos da escola e auxiliar nas dúvidas.
Marilei Inês Zart Assini
Vice-diretora Ensino Fundamental, Médio e Centro de Idiomas SETREM



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/10/2017   |
06/10/2017   |
29/09/2017   |
22/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS