Sábado, 17 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1533
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Crise internacional e baixa atividade econômica aumentam os pedidos de falência no primeiro semestre, aponta Serasa Experian

06/07/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Recuperações judiciais requeridas também apresentaram expressiva elevação

O primeiro semestre de 2012 registrou 975 pedidos de falências em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experiande Falências e Recuperações. Em igual período do ano anterior, o levantamento havia registrado 877 requerimentos.
Dentre os 975 pedidos de falências efetuados de janeiro a junho de 2012, 529 foram de micro e pequenas empresas, 286 de médias e 160 de grandes.

O Indicador revela ainda aumento no número de pedidos de recuperação judicial, o que evidencia as dificuldades que as empresas vêm enfrentando. Neste ano, até junho, houve 395 requerimentos, ao passo que nos seis primeiros meses de 2011 foram 239 pedidos.

Dos 395 requerimentos de recuperação judicial verificados no primeiro semestre de 2012, 202 foram de micro e pequenas empresas, 129 de médias e 64 de grandes.

Os economistas da Serasa Experian apontam um conjunto de fatores como determinantes para o aumento dos pedidos de falências das empresas brasileiras: a maior percepção do risco na economia e o minguante crédito externo, como consequências da crise europeia; a baixa atividade econômica, com o consumo dependendo da redução do endividamento do consumidor; o crédito doméstico mais seletivo, mantendo o capital de giro caro; a alta inadimplência das empresas e dos consumidores, que afetam o fluxo de caixa e, por fim, a desvalorização do real como reflexo da crise, que aumenta o endividamento externo das empresas em outras divisas.

Importante notar que as empresas em dificuldades, em razão dessa conjuntura não favorável, estão em recuperação judicial, o que abre a perspectiva de melhora financeira. Já as falências decretadas, que representam o pior quadro, que é o encerramento das atividades de uma empresa, também aumentaram (Veja tabela abaixo). Porém, por ser objeto de avaliação judicial, a estatística apresentada se refere a conjunturas passadas. As falências requeridas, por sua vez, continuam sendo utilizadas como pressão de cobrança.

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/falencias_concordatas.htm

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br   



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

09/11/2018   |
01/11/2018   |
26/10/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS