Sábado, 19 de janeiro de 2019
Ano XXX - Edição 1541
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo - João Seno Bach

22/02/2013 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO  -  PAPA PODE?  Pode. Claro que o Papa pode renunciar. Mas não é comum. Nada corriqueiro. Isso só ocorreu 600 anos atrás. Mas nada impede de fazê-lo com livre e espontânea vontade. Sem dúvida, os bisbilhoteiros lançam especulações sobre a renúncia papal. É que os leigos entendem o episódio como se fosse um fato do mundo político. Não há crise e não haverá tumulto. O novo pontífice será escolhido normalmente, adotando a igreja os ritos milenares. Os bispos se reúnem na Capela Sistina e, no dia em que pintar a fumacinha branca no alto da chaminé da Capela, será conhecido o sucessor de Bento XVI. Há os que imaginam intrigas, crises no Vaticano. Seria bom para os "paparazzi". Nada disso. O comportamental eclesiástico não é o mesmo da classe política. No Vaticano não funcionam conchavos, desavenças e maracutaias.
MARINA ESTÁ DE VOLTA COM NOVA SIGLA, ELA QUER REDE AO INVÉS DE PARTIDO.  Que tal! E atrás da nova sigla vem mais uma candidatura.
E OS RESÍDUOS SÓLIDOS?  É um outro abacaxi que precisa ser descascado. Com a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico e a assinatura de um novo contrato com a Corsan, ainda em 2012, um problema comunitário muito sério ganhou solução. Agora, é a vez do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que está na berlinda e precisa de urgente discussão e solução. Atualmente, a Secretaria Municipal de Obras leva 20 dias todo mês só para coletar os rejeitos colocados nas ruas e calçadas da cidade pelos cidadãos que querem uma cidade limpa. O assunto precisa de solução.
QUE TAL!  - Estudantes com o nome sujo na praça não terão mais restrição para conseguir o Financiamento Estudantil - Fies - programa federal voltado a universitários que estudam em instituições particulares. Que coisa!  Uma boa preparação para a vida, não lhes parece?
EX-COLEGA  -  Não mais do que de repente reencontrei meu ex-colega: Carlos Afonso Schmitt, do início da década de 1.960. Depois cada um foi para o seu lado e já se passaram mais de 50 anos. Ele não me reconheceu, mas os meus olhos não me enganaram: era ele. Um verdadeiro cavalheiro, muito culto, gosta da pena, um bom caráter e profissional competente. É daqueles que tem espírito crítico. Alvíssaras!
PMDB GAÚCHO TEM CAFÉ NO BULE. Por quê? Porque tem ousadia e quer disputar o Piratini, em 2014. Diferente do PMDB da ilha da fantasia.
IPVA RENDE  -  O IPVA rendeu em 2012, R$ 26,91 bilhões em nível nacional. O Rio Grande do Sul ficou em terceiro lugar na arrecadação do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores: R$ 1,88 bilhão de impostos arrecadados. Este dinheiro deveria ser investido em melhorias do trânsito.
OS DESAFIOS DESTE INÍCIO DE 2013: inflação elevada e baixo crescimento econômico. Que a equipe econômica do governo abra bem os olhos, para evitar que a economia descambe.
SERIAM OS METEOROS O SINAL DO FIM DOS TEMPOS? Há muitos sinais no céu e no solo brasileiro que anunciam outros tempos. A violência é um deles.
CONGRESSO CARO -  O congressista brasileiro(deputados/senadores) é o segundo mais caro do mundo, num universos de 110 países. Cada um dos 594 parlamentares brasileiros - 513 deputados e 81 senadores - custa para os cofres públicos 7,4 milhões de dólares por ano. Pena os escassos resultados. 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/01/2019   |
11/01/2019   |
21/12/2018   |
14/12/2018   |
14/12/2018   |
07/12/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS