Sábado, 29 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Bons estudos...

22/02/2013 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
As aulas começaram, o momento é de focar nos estudos. Para melhor rendimento escolar a coluna traz dicas de especialistas.
O mais importante é saber que é preciso estudar todos os dias.  Dormir ao menos oito horas todos os dias e estabelecer técnicas de concentração para estudar são boas maneiras de se manter atualizado com o conteúdo ministrado pelos professores. E, por fim, manter uma vida saudável é essencial não só para conseguir estudar, mas também para ter uma excelente qualidade de vida. Bons estudos!



Dicas para se concentrar na hora dos estudos

Não se contente em só ler: escreva!
Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele.

Colocar no papel
Faça resumos da matéria. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consultá-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais.

Revise a matéria que aprendeu em aula
Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia, fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.

Estude sozinho
Vamos combinar que, por mais legal que seja se reunir com os amigos para estudar, você acaba falando mais de outras coisas e as dúvidas permanecem. "Estudar em grupo é útil se você for a pessoa que explica a matéria para os outros. A melhor dica para um bom estudo, é explicar a matéria para si mesmo."

Use as aulas para entender as matérias e tirar dúvidas

Não saia da sala de aula com dúvidas, se não entendeu a matéria peça ao professor.  Não tenha medo, nem vergonha de perguntar. O professor está aí, para ensinar e tirar as dúvidas.
Desligue todos os aparelhos eletrônicos.
Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração.

Estude em um local organizado e tranquilo
O local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo procurando coisas que sumiram na bagunça.

Use marca-texto
Usar canetas coloridas e marca-texto para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante.






Mandamentos do Estudo:
1. Concentração: É mais fácil memorizar sem ouvir música ou ver televisão. Devemos manter nossa atenção voltada ao estudo, isto aumenta nosso rendimento. Quando estudamos, devemos esquecer das outras coisas e focar nosso objetivo em aprender aquilo que está à nossa frente.
2. Estudo Constante: Importante: faça do estudo um hábito.  O maratonista não treina somente antes das competições.           
3. Boa Saúde: "Mens Sana in Corpore Sano", se estamos doentes ou enfraquecidos, com problemas de saúde, não estaremos predispostos ao estudo. Portanto, mais do que nunca, devemos manter uma alimentação balanceada, respeitando o horário certo de dormir.
4. Pequenos Intervalos: O cansaço e a fadiga são prejudiciais à memorização, por isso, devemos descansar antes de ficarmos cansados, e você saberá a hora de fazê-los, pois, começará a sentir-se irritado e desatento, aí então, é benéfico o descanso e ao contrário do que pensam alguns, não quebrará o ritmo, nem causará dispersão, e sim, lhe dará nova disposição.



Organize-se! O primeiro passo para se organizar é ter uma agenda! Anote todas as lições de casa, trabalhos, pesquisas e estudos que você tem que fazer. Quando chegar em casa, depois da escola, dê uma olhada geral no que você tem para fazer naquele dia. A agenda é ótima para você manter uma organização dos seus estudos, não esquecer aquela prova ou trabalho da escola.


Fonte:
http://guiadoestudante.abril.com.br
http://pierluigi Piazzi-horadosestudos.com.br



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

20/04/2017   |
13/04/2017   |
07/04/2017   |
31/03/2017   |
24/03/2017   |
17/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS