Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Ano XXIX - Edição 1470
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Cpers/Sindicato realiza assembleia geral hoje

08/03/2013 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Hoje, sexta-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Cpers/Sindicato realiza Assembleia Geral, no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre. O principal assunto é a reivindicação da categoria pela aplicação efetiva da Lei do Piso.

Conforme a direção do sindicato, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente mudar a vigência da lei do Piso Nacional dos professores da rede pública. Embora tenha sido editada em 2008, ficou definido que a lei só pode ser considerada a partir da data na qual o Supremo confirmou sua legalidade, em abril de 2011. A categoria busca o cumprimento da lei do Piso como Básico no Plano de Carreira e o cumprimento do 1/3 da hora-atividade que não está sendo cumprido nas escolas públicas gaúchas.

Segundo a presidente do Cpers/Sindicato do RS, Rejane de Oliveira, o Cpers obteve liminar que assegura o cumprimento do 1/3 da hora-atividade nos termos da lei do piso. Outro fator, segundo Rejane é que no final do ano passado o governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa projetos de lei que não contemplavam o que a categoria exige e o que a lei manda aplicar. "Falta o que o governo prometeu em campanha eleitoral. Buscaremos, na luta, na mobilização. A categoria está indignada", disse.

Bloqueio de rodovias e greve são deliberações do 35º Núcleo

De acordo com a diretora do 35º Núcleo, Vera Maria Lessês, além do não cumprimento da Lei do Piso, as escolas da rede estadual sofrem falta de professores e funcionários; e algumas encontram-se em precária infraestrutura. "Para agravar ainda mais a situação, o governo resolveu adotar nas escolas estaduais a progressão automática, com o fim da reprovação".

O 35º Núcleo realizou assembleia regional no dia 5, na sede do núcleo, com a participação de um grande número de sócios. E hoje, uma comitiva de professores participa da assembleia geral na capital.

Vera adianta que entre as deliberações do 35º Núcleo que serão levados para o Conselho Geral da entidade e que se aprovadas serão apresentadas na assembleia geral, estão: realizar bloqueio de rodovias; ocupação das Coordenadorias Regionais de Educação e Secretaria Estadual de Educação; desgastar o governo na mídia e base aliada; e discutir o melhor momento para uma greve em função da Copa do Mundo.



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

30/06/2017   |
23/09/2016   |
05/02/2016   |
04/12/2015   |
30/10/2015   |
19/06/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS