Sábado, 29 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Roller Derby

13/07/2012 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Nesta edição a coluna traz a entrevista com Mayara Tayná Machado Pacheco;
fundadora, uma das treinadoras e também presidente da liga Roller Derby.
Confira a entrevista e conheça mais sobre este esporte.

O que é Roller Derby?
O Roller Derby é um esporte de contato e veio pra quebrar de vez o mito de que mulher  é frágil. É praticado sobre patins e disputado por dois times de cinco jogadoras cada, patinando para o mesmo lado em uma pista oval e plana (no caso do roller derby em Flat Track, o praticado pelas Chilli Queens). O jogo consiste em uma série de voltas onde a Jammer (atacante) é responsável pela marcação de pontos e as blockers (bloqueadoras) responsáveis por auxiliar a sua jammer e "atrapalhar" a jammer do time adversário.

Como e onde surgiu?
Surgiu nos anos 30, mas diferente do que é praticado hoje, o roller derby do início era semelhante às lutas livres, com pancadaria encenada. O "novo" Roller Derby surgiu em 2001, no Texas, algumas mulheres uniram-se e resolveram trazer de volta este esporte que é, no mínimo, inusitado. Porém agora com regras, box de penalidades, regulamentação e uma organização mundial a Associação Feminina de Roller Derby de pista plana (WFTDA).

Como surgiu em Três de Maio?
A fundadora da 1ª liga gaúcha a praticar o esporte assistiu o filme Whip It, que retrata o esporte em questão. Depois de ver o filme, não teve mais jeito, a independencense Mayara Pacheco não se contentou em apenas pesquisar sobre o esporte. Percebendo que o Roller Derby ainda não havia chegado ao RS, contatou as ligas que já existiam no país e com assistência dessas fundou a sua própria.
A Chilli Queens tive sua fundação reconhecida pelo Derby Roster, lista de ligas oficiais do mundo todo, em outubro do ano passado.

Qual é o número de jogadores em um time?
Cada time é formado por cinco jogadoras mais patinadoras reservas. A nossa liga é formada por 12 patinadoras. Na medida em que vai aumentando o número de adeptos em uma liga, formam-se diversos times, e são então realizadas competições dentro da própria liga. Em breve as competições internas da liga serão realizadas e também, este ano esperamos ter em Três de Maio a 1ª competição interliga, nós contra a liga de Uruguaiana (e talvez a de Porto Alegre).

Quais os materiais e equipamentos para a prática do Roller Derby?
O Roller Derby não é um esporte barato, pois é necessário muito equipamento de segurança para a prática, já que sempre privamos pelo bem-estar de nossas jogadoras.
São eles: cotoveleira, munhequeira, joelheira, protetor bucal, capacete e em alguns casos o protetor de cóxis, além de um par de patins quad, específico para o esporte.

Quais os dias de treino? Possui um técnico? Onde vocês treinam?
Treinamos aos sábados, das 15h às 17h, no ginásio da Setrem. São três técnicos na liga Chilli Queens. Há um treinador especializado em treinamento de Vets. Há um treinador (Ademir Rosanelli) para as Freshmeats (carne fresca), as novatas. E há também a treinadora, presidente e fundadora da liga Mayara Pacheco que é responsável pela organização dos treinos.

Quantas ligas existem no Estado?

São duas as ligas no eEstado. As Chilli Queens (nós) no município de Três de Maio, que possuímos registro oficial; a liga ainda não registrada de Uruguaiana e outra em processo de fundação em Porto Alegre.

Quais os campeonatos que  já disputaram, ou tem algum em andamento?

O Roller Derby é um esporte que esta em fase inicial no Brasil, tanto que neste ano disputaremos o primeiro Campeonato Brasileiro de Roller Derby, que será em outubro, no Rio de Janeiro. Portanto, como ainda estamos em fase de preparação e formação dos times, não disputamos nenhum campeonato oficial.

Ele é um esporte caro. Como se mantém? Possuem patrocinadores?
É um esporte caro no início, com a compra dos equipamentos e manutenção dos mesmos. Porém, os gastos da liga são a compra de cones, colchonetes, e outros materiais que precisamos para facilitar os treinamentos.
Possuímos apoio mensal de doações dadas pelo estúdio de tatuagens Franke Tattoo, e a disponibilização gratuita do ginásio de esportes da Setrem.
A liga esta aberta a patrocínio e a doações da comunidade.

Caso alguém queira praticar este esporte, como proceder?

Para ingressar na liga envie e-mail para chilliqueens@live.com, ou ligue para (55)9699-6556 ou (55)9164-7066 e agende uma visita às Chillis. Quem quiser conhecer o esporte simplesmente por curiosidade pode ir ao ginásio no horário de treino e assisti-los.

Qual a idade mínima para praticar este esporte?
- Ter mais de 18 anos ou a autorização de seus pais (atualmente temos na liga patinadoras entre 15 e 32 anos).
- Ter disponibilidade para frequentar regularmente os treinos;
- Não é necessário habilidade de patinação, toda jogadora tem seu tempo de aprendizagem e ensinamos desde os passos básicos sobre os patins.

Quais as suas ponderações para os nossos leitores?
Yara, ficamos muito gratas pelo apoio. Obrigada. Recentemente tivemos matéria transmitida em canais importantes como Globo, RBSTV e SPORTV para todo território nacional. É a chance de investir em um esporte, divulgar a sua marca e auxiliar a região noroeste do estado a ganhar destaque por meio do esporte.
Você pode apoiar a liga fazendo doações, comprando nossos modelos de camiseta, dando-nos espaço para divulgação do esporte ou tornando-se um patrocinador, basta entrar em contato via e-mail ou telefones (citados acima) e conversar com uma das derby girls.

    



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

20/04/2017   |
13/04/2017   |
07/04/2017   |
31/03/2017   |
24/03/2017   |
17/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS