6ª Expoinde recebe bom público em Independência

Expositores e organizadores ficaram satisfeitos com os resultados durante os cinco dias do evento

6ª Expoinde recebe bom público em Independência
‘Peço a todos para que reflitam e que valorizem as empresas locais, pois a união e a prosperidade é o que buscamos’, disse a presidente da Feira Lara Weber de Freitas

Foram cinco dias que movimentaram empresários, público, artistas e negócios na cidade de Independência com a realização da 6ª Expoinde.  Mesmo com a instabilidade do tempo, a feira contou com bom público, principalmente na terça-feira, feriado, dia do encerramento.

Conforme a presidente da feira Lara Melissa Weber de Freitas, aproximadamente 10 mil pessoas circularam no Pavilhão da Comunidade São Tomé e Praça João Saffi. “Como a feira não teve cobrança de ingressos, nós não temos como estabelecer um número exato, mas, somente na terça-feira, nós temos uma estimativa entre quatro e cinco mil pessoas”, ressalta.

Na avaliação da presidente, a feira foi um sucesso. “Os expositores saíram muito realizados, fizeram grandes negócios. Vários expositores já conversaram conosco dizendo que querem expor na próxima Expoinde. Então sentimos que a feira atingiu os nossos objetivos”, disse.

Na abertura da feira, na sexta-feira, Lara frisou a importância de valorizar as empresas do município. “Estamos aqui para fazer negócios no presente, mas também para plantar sementes para um futuro próspero. Tenho certeza de que estamos unidos gerando trabalho e renda aos nossos trabalhadores. Gerando impostos ao nosso município. Por isso, peço de coração a todos, para que reflitam e que valorizem as empresas locais, pois a união e a prosperidade é o que buscamos, que são as palavras que estão no slogan de nossa feira ‘União e Prosperidade’”.

Expoinde encerrou na terça-feira com show da Banda Corpo e Alma. Na grade de shows ainda teve, Léo e Cauã, Sidi Freitas, Tchê Guri, Banda Kalibre, Fernando Lima e Banda e Lauro Bonde (Foto: Foto Araújo)

 

‘Maior número de expositores’, enalteceu o prefeito João Edécio

O prefeito municipal João Edécio Graef parabenizou o empenho da organização da Expoinde. “Uma feira não depende só da organização, ela precisa de um envolvimento maior. Por exemplo da Acisapi, porque essa associação congrega todas as nossas forças econômicas, seja agropecuária, tecnologia, comércio, indústria e serviços. E também o Executivo Municipal e a Câmara de Vereadores, que foram apoiadores financeiros da feira”.

João Edecio também reforçou a presença dos expositores. “Pelos números, nós tivemos um crescimento bastante significativo da 5ª para a 6ª feira (na edição de 2019, eram cerca de 45 expositores, em 2022, 65). E isso é gratificante, já podemos contabilizar um sucesso. Mas não podemos esquecer que o mais importante é a presença do público”.

Conforme o prefeito, nos 20 municípios na Amufron, Independência é o 5° colocado em retorno de ICMS. “O que isso quer dizer? A economia de nosso município está em constante crescimento, pois nós não crescemos e temos queda nos anos seguintes. Nós estamos em uma ascendente. E também quero acrescentar que a nossa indústria, o nosso comércio, nossa agropecuária e nossas empresas de serviços estão contribuindo muito para que possamos apresentar esses dados, não só para os nossos munícipes, mas para que a região tenha conhecimento do que é Independência”, finalizou João Edécio.

 

Foram 65 expositores dos segmentos da agropecuária, tecnologia, indústria, comércio e serviços

 

Próxima edição será em 2024

Ao longo da abertura do evento a presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Independência – Acisapi, Magali Carine Borges Martins ressaltou o empenho na organização de mais uma edição. “Com muito carinho e dedicação, organizamos esta 6ª edição da Expoinde. Agradecemos à presidente Lara, que aceitou o desafio de presidir o evento, assim como os voluntários da diretoria da Acisapi e da feira que se dedicaram para a realização do evento, além da presença e participação de todos”, disse.

Para a presidente da Acisapi é necessário pensar na ampliação do espaço  para os próximos anos. “Poderíamos viabilizar na questão da área externa, para abrigar mais expositores. Ou ainda, futuramente, utilizar o Salão Católico. A feira poderia ser ampliada utilizando esse local. Mas isso são sonhos futuros que precisamos alinhar e ver com a comunidade sobre a possibilidade”, relata.

Magali também expôs ao longo da feira, com sua empresa Diva's Store. “Estou muito feliz. Nos dois primeiros dias já batemos a nossa meta de vendas. Inclusive já superamos a comercialização da feira passada. Muita gente veio de outros municípios e as vendas foram muito boas”, conclui.

A 7ª Expoinde será realizada em 2024. Ainda não há data prevista para a feira, mas deve ocorrer também no mês de novembro.

Soberanas da Expoinde, Sofia, Luisa e Eloisa; Silvia Tormöhlen, secretária da Acisapi; Magali Borges Martins, presidente da Acisapi; Lara Weber de Freitas, presidente da feira; Marciane Redel, tesoureira da Acisapi; e Luciano Rossi, vice-presidente da Acisapi (Foto: Foto Araújo)

 

Expositores avaliam como positiva a participação nos cinco dias do evento

“A Cotrisal está completando em 2022, dois anos de atuação na região Noroeste e esta é a primeira feira que participamos em Independência. A feira é muito boa, pois dá espaço e valoriza os expositores do município, com a oportunidade de expositores de outros municípios. Teve chuva no final de semana, mas era muito esperada pelos agricultores, especialmente nas lavouras de milho. Realizamos bons negócios e temos uma gama de produtos para vender, desde a parte de insumos agrícolas, maquinários e implementos agrícolas – pulverizador, semeadora – compra e venda de grãos. 
Então é um mix grande de mercadorias. Agora, já estamos na 
expectativa da próxima edição.”
Luiz Perinazzo, gerente da Cotrisal, 
filial de Independência

 

“A 6ª Expoinde foi um sucesso. E aqui nesse registro, quero parabenizar a presidente Lara e toda sua equipe, bem como a Acisapi, Prefeitura e Câmara de Vereadores pelo belo evento. Afirmo que, para nós – cooperativa Sicredi, tivemos uma oportunidade muito boa de reforçar nossa atuação e de ser a principal instituição financeira do Município. Tivemos a oportunidade de celebrar o associado número 3 mil durante a feira. O cofre premiado também foi um sucesso. 
Fizemos ótimos negócios. A feira teve uma grade de shows muito boa, de qualidade, bem como a estrutura para os expositores. Com certeza, a 6ª Expoinde serve de modelo para as demais feiras e o Sicredi reafirma sua parceria para as próximas edições do evento”. 
Douglas Avozani Santos, gerente da agência do Sicredi de Independência 

“A sexta edição da Expoinde está superando as edições anteriores. Percebemos uma evolução grande, notamos que a feira cresceu bastante, com mais expositores. E mesmo com a chuva, notamos o semblante do agricultor mais feliz. A feira é uma vitrine do produto, e ela vai muito além desses dias, mas para concretizar negócios futuros. Os visitantes passam pelo estande, veem o produto, amanhã ou depois tem uma utilidade na propriedade rural, e lembram da empresa. Temos que prestigiar a Expoinde expondo nossos produtos, pois ela é uma vitrine. Nos quatro anos da empresa, por duas oportunidades já participamos da feira”. 
Luiz Carlos Tormohlen, sócio Agroman Industrial de Independência 

“É segunda vez que estamos expondo – nossa empresa tem quatro anos de atividades. E, em comparação com anos anteriores, o movimento está muito bom. Tivemos bastante participação no sorteio e temos boas perspectivas para negócios futuros. Como não temos produtos à venda, estamos aqui para mostrar um pouco do nosso trabalho, para divulgar as nossas obras e projetos de engenharia e arquitetura. É uma oportunidade para que mais pessoas conheçam a nossa empresa. Como sugestão, penso que os organizadores poderiam ampliar os espaços para expositores e, no futuro, podemos ir crescendo aos poucos e trazer um show nacional, para atrair um público ainda maior”
Luana Emanuelle Butzke, engenheira civil e Camila Eberhardt, arquiteta da empresa Butze Construções e Engenharia