Investimentos na Educação impulsionam desempenho do município de São José do Inhacorá no IDM

Com nota 9 na Educação, o Índice de Desenvolvimento Municipal ficou em dados gerais 6,74

Investimentos na Educação impulsionam desempenho do município de São José do Inhacorá no IDM
Atualmente 322 alunos estão matriculados na rede municipal de São José do Inhacorá

O município de São José do Inhacorá obteve nota 9,0 no eixo Educação do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) de 2023, lançado pelo Instituto Votorantim e a Citrosuco. O índice, que avalia os municípios brasileiros em quatro eixos: Educação, Trabalho e Renda, Saúde e Meio Ambiente,  ficou com média de 6,74. 

Com cinco escolas — uma estadual e quatro municipais — e 322 alunos matriculados na rede municipal, a educação em São José do Inhacorá tem sido um pilar para o desenvolvimento local. 

Diretora de ensino e responsável pela Educação do município, Sandra Maria Diell, atribui o sucesso aos investimentos em infraestrutura escolar, capacitação de professores e programas de incentivo ao aprendizado.

“A alta pontuação se deve a um trabalho conjunto e participativo, onde há espaços de construção de ideias e melhorias na qualidade da educação. Foram construídas metas através do Plano Municipal de Educação (PME) e programas educacionais a nível municipal que abrangem diferentes áreas de atuação”, explica Sandra. “A Secretaria de Educação, junto com a Comunidade Escolar, criou o programa de Formação Continuada (Profocope), que vai ao encontro das necessidades e novas perspectivas de fazer educação”, acrescenta.

De acordo com Sandra, o município tem trabalhado incansavelmente para melhorar o desempenho dos estudantes, considerando os indicadores do IDEB. “Realizamos investimentos com recursos materiais e humanos, sempre com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade, com diagnósticos e identificação de dificuldades. É fundamental que os alunos vivenciem o conhecimento na prática, tornando o aprendizado significativo”, pontua a diretora.]

Para a diretora, os desafios no setor de educação são muitos, incluindo o reconhecimento do trabalho dos profissionais da área. “A Secretaria de Educação tem autonomia e incentivo do prefeito para realizar seu trabalho com competência e dedicação. Estamos constantemente focados na formação continuada para aprimorar conhecimentos e projetos, especialmente na área de Educação Inclusiva”, afirma Sandra.

Entre os projetos de sucesso, a diretora destaca o trabalho com a alfabetização, a Educação Infantil, a Educação em Tempo Integral e a Educação Inclusiva. “Estamos alinhando metas e aprimorando programas de formação e acompanhamento de professores e agentes. A saúde mental também é uma prioridade, conforme a legislação nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024”, revela.

No Ensino Médio, o município possui uma parceria com o Estado. “Esse resultado também é reflexo do trabalho realizado pelos profissionais do Estado que atuam em nosso município”, destaca a diretora. 

Para manter e melhorar a nota na área de educação, São José do Inhacorá aposta na continuidade da Formação Continuada e na aplicação de novas metodologias de aprendizagem. “A nota que conquistamos nos mostra que estamos no caminho certo. Agradecemos a toda equipe da Educação pela dedicação e comprometimento”, diz Sandra.

O prefeito Gilberto Hammes celebrou a conquista e agradeceu a todos os profissionais de educação envolvidos nesse processo. “O empenho e a dedicação de cada um de vocês foram essenciais para alcançarmos esse excelente resultado”, finaliza.

EIXO: EDUCAÇÃO
O eixo da Educação contempla indicadores relacionados ao desempenho dos estudantes, atendimento ao ensino, nível de matrículas, analfabetismo e escolaridade da população em geral, além de considerar a desigualdade entre grupos de estudantes de diferentes raças/cores, gêneros e locais de moradia.
INDICADORES E ÍNDICES
ABAIXO ESTÃO OS RESPECTIVOS INDICADORES E SUAS COMPOSIÇÕES NO IDM:
IDEB MÉDIO (4,16%)
Indicador calculado a partir da média simples dos 3 subindicadores do IDEB, padronizados de 0 a 1.
Elaboração: Metas Sociais
TAXA DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL (4,16%)
Indicador calculado a partir da estimativa da taxa de atendimento à educação infantil.
Elaboração: Metas Sociais
TAXA LÍQUIDA DE MATRÍCULA DO ENSINO MÉDIO (4,16%)
Indicador calculado a partir da taxa líquida de matrícula no ensino médio.
Elaboração: Metas Sociais
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (10 ANOS OU MAIS) (4,16%)
Indicador calculado a partir do inverso da taxa de analfabetismo para pessoas com 10 anos ou mais.
Elaboração: Metas Sociais
ESCOLARIDADE MÉDIA DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (4,16%)
Indicador calculado a partir da escolaridade média da população economicamente ativa.
Elaboração: Metas Sociais
EQUIDADE EM EDUCAÇÃO (4,16%)
Indicador calculado com base na média simples de 8 subindicadores (atraso e frequência ao ensino infantil por raça/cor, gênero e localização).
Elaboração: Metas Sociais