Trabalhadores podem acessar o saque-calamidade do FGTS

Trabalhadores de Três de Maio podem sacar até R$ 6.220 da conta, após União reconhecer decreto de situação de emergência

Trabalhadores podem acessar o saque-calamidade do FGTS
Saque-calamidade pode ser solicitado pelo aplicativo do FGTS

Ao obter o reconhecimento do governo federal e estadual de situação de emergência, divulgado no dia 6 de junho, Três de Maio consegue maior agilidade nas ações de auxílio de resposta e reconstrução dos estragos causados pela chuva no mês de maio. Além disso, o governo municipal pode adotar medidas administrativas para o processo de contratação de bens e serviços necessários para socorrer a população e recompor serviços e obras de infraestrutura essenciais, sem necessidade de licitação pública, por exemplo. Além disso, abre a possibilidade dos cidadãos com conta no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) movimentarem valores até 3 de setembro. O saque, com limite de R$ 6.220 por conta, está disponível para todos os trabalhadores do município.

A trabalhadora, que não quis se identificar, aproveitou o intervalo do meio-dia para ir até a agência Caixa nesta semana para solicitar o benefício. Ela foi em busca dos recursos para realizar um investimento e também para ter ele disponível, caso precise. “Foi bem rápido o atendimento por parte do funcionário da Caixa e bem tranquilo. Leva cinco dias para creditar na conta”, disse a profissional, lembrando que, mesmo com um grande número de pessoas no banco, houve agilidade no atendimento. “Minha senha era a 90, mas quando entrei no banco o atendimento chamava o número 39. Fiquei apavorada porque poderia demorar muito, porém o processo foi rápido, pois tinha vários atendentes. Posso dar os parabéns para a Caixa, pois, para mim, foi super ágil”, acrescenta. 

Segundo a Caixa Econômica Federal, o trabalhador não precisa ir até o banco para solicitar o saque do FGTS. Ele pode ser realizado pelo aplicativo do FGTS, disponível para os sistemas Android e iOS. Entretanto, caso o próprio aplicativo solicite a ida à uma agência, o contribuinte deve resolver a situação cadastral presencialmente. 

Além desses benefícios, o reconhecimento pelo governo federal de situação de emergência de um município, segundo informa o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, permite autorização para renegociação de dívidas originárias de operações de crédito rural. 

Para mais informações é possível acessar o site www.fgts.gov.br ou entrar em contato com o CRAS por meio dos telefones: (55) 3535-2207 e (55) 9.9670-3283.

 

Documentos necessários para solicitar o saque do FGTS

CARTEIRA DE IDENTIDADE — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte — sendo necessário o envio frente e verso do documento.
SELFIE (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto.
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA EM NOME DO TRABALHADOR: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros, emitido até 120 dias antes do decreto de calamidade. Na ausência do comprovante de residência, o titular da conta do FGTS poderá solicitar uma declaração do munícipio no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atestando a residência na área afetada
Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a).

 

Como solicitar o benefício via aplicativo

A solicitação pode ser feita pelo aplicativo FGTS, opção Saques, pelo celular. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
- Ao acessar o app FGTS, clique na opção “Meus Saques”
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”
- Selecione o motivo do saque como “Calamidade Pública”
- Selecione a cidade e clique em​ “Continuar”
- Escolha uma das opções para receber o benefício​: crédito em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente
- Faça o upload dos documentos requeridos
- Confira os documentos anexados e confirme ​
A Caixa irá analisar a solicitação e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.